Os jardins botânicos são espaços vivos, e só …

Os jardins botânicos são espaços vivos, e só por isso deveriam ser respeitados. São destinados à cultura e ao lazer. Neles estão reunidas coleções organizadas de espécies vegetais que possibilitam não só conhecê-las, como também compreender melhor a relação entre as plantas, os outros organismos e os ambientes onde vivem. Além disso, nessas coleções, pode-se determinar quais espécies possuem usos práticos na alimentação, na fabricação de remédios, artesanatos, entre outros. Tornam-se importantes e essenciais no que diz respeito à conservação da biodiversidade, por meio da sensibilização e da promoção de ações que permitam estimular a percepção dos impactos da ação humana sobre o ambiente a cada dia mais degradado. Na nossa cidade, temos o Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas, que conta com aproximadamente 4.000 espécies só de árvores, além de palmeiras, arbustos, outras plantas e fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. No Brasil, pesquisas falam em aproximadamente 9.000 espécies arbóreas existentes e no mundo 60.000 delas. Além disso, é o único com características também agrícolas no país.
Em junho de 2005, foi criada a Associação dos Amigos do Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas – AAJBIAC – que tem como finalidade as seguintes ações: auxiliar e participar de atividades afins ao Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas – sendo um agente de integração e facilitador de ações relacionadas à educação ambiental; criar de forma participativa outros Jardins Botânicos e prestar serviços de apoio junto às escolas, instituições públicas e privadas, como também organizações não-governamentais na área ambiental, com ênfase no que se refere à vegetação.
Ficamos contentes com a aproximação da Escola do Sítio a partir da exposição fotográfica de plantas do Jardim Botânico na Festa da Família e, assim, pretendemos construir com os alunos, professores, direção e pais uma parceria para trazermos ao cotidiano da escola temas relacionados ao que acreditamos em nosso trabalho.