Democratizamos a construção do currículo educacional

Projeto pedagógico

Oferecemos um ciclo de formação educacional de currículo aberto que possibilita um olhar individualizado para as capacidades, os talentos e as necessidades de cada aluno, tornando-o protagonista da sua aprendizagem.

Proposta curricular
Ciclo de Formação
Formação complementar

Proposta curricular

Entendemos que o currículo deve ser a integração do conhecimento acumulado pela humanidade com toda e qualquer produção de conhecimento que acontece dentro da escola, bem como a aplicação deles nos espectros individuais.

Assim, a nossa proposta curricular torna o aluno protagonista no seu próprio processo de aprendizagem.

O currículo vai muito além dos conteúdos das diferentes áreas de estudo e disciplinas, e deve trazer as vivências de seus alunos para dentro das discussões de sala de aula. Ele deve propiciar a abertura para refletir sobre a educação e ser um espaço de pensamentos, que não lida com verdades impostas e as reconhece como provisórias.

Dessa forma, o currículo resulta na construção do cotidiano da escola, adequando-se, criticando-se e recriando-se.

Nesta abordagem de currículo aberto, ele não comporta a adoção de materiais apostilados ou de sistemas de ensino que determinam, a priori e de forma rígida, os conteúdos prévios a serem ensinados.

No lugar do currículo tradicional, garantimos, por meio da criação de vínculos entre as diferentes áreas do conhecimento e o cotidiano, o ensino por conceitos e não com a reprodução de conteúdos.

Para isso, usamos da literatura, dos livros didáticos, das tecnologias de informação e comunicação, e dentre tantos outros recursos. Nesses mais de 40 anos de experiência, as combinações têm se mostrado infinitas: 

Crianças na aula de artes Escola do Sítio
Vivência coletiva da arte com a literatura;
Folclore e cultura popular com nossas festas;
Teatro e da música com a expressão corporal;
Ciências com as invenções e culinária;
Ecologia com o espaço da escola. Entre tantas outras.
Mídias digitais com os debates sobre problemas da nossa sociedade;

Por não se restringir à aprendizagem de conteúdos hierarquicamente organizados, essa forma de trabalhar permite que a trajetória acadêmica dos alunos seja ampliada, possibilitando o desenvolvimento de múltiplas linguagens: oral, escrita, matemática, imagética e corporal, que oportunizam a expressão do pensar sem limites pré-estabelecidos pelas faixas etárias.

Ciclo de Formação

Muito além da mudança de nomenclatura, os ciclos de formação, implementados em 1998, são uma nova forma de organização do trabalho educativo, uma nova organização do “tempo escolar” ou do “tempo de aprendizagem”.

Ele concede mais tempo para o aprendizado, define o que se deseja construir, viabiliza soluções e amplia as situações de aprendizagem e avaliação, uma vez que promove objetivos comuns e a interação de alunos dos diferentes anos.

A Escola do Sítio optou por reunir seu alunado em 4 ciclos. Cada um deles, composto por três faixas etárias.

Ciclo da Educação Infantil:

Maternal – crianças que completam 3 anos
Jardim I – crianças que completam 4 anos
Jardim II – crianças de 5 e 6 anos completados até 31 de março do ano corrente
Ciclo I – 1º, 2º e 3º anos
Ciclo II – 4º, 5º e 6º anos
Ciclo III – 7º, 8º e 9º anos

Além da troca cotidiana entre as diferentes salas, promovemos “Semanas Culturais” ao longo do ano letivo, que propiciam a interação direta dos alunos de cada ciclo em torno da elaboração e execução de projetos de estudo das mais variadas áreas do conhecimento. São oportunidades únicas que permitem a socialização de informações, aprendizagens e socialização entre alunos e professores.

Crianças e jovens na Escola do Sítio

Formação complementar

Para incrementar o currículo das turmas da manhã, a Escola do Sítio oferece uma formação complementar para compor o seu período integral.

O conjunto de atividades propostas tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do currículo, agregar valores e culturas e explorar o tempo e o espaço escolar.

As atividades apresentadas são planejadas e selecionadas levando-se em conta a proposta pedagógica da escola, a nossa cultura e o fortalecimento do desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos.

Para tanto, além da recreação, trabalhamos o apoio pedagógico no desenvolvimento de conceitos e conteúdos, e também com atividades voltadas para melhorar o rendimento escolar dos alunos.

O intuito é privilegiar questões ou situações reais e concretas que interessem de fato aos alunos. Tal proposta é possível por intermédio de uma metodologia que propicia ao aluno compreender a situação-problema do cotidiano e o envolva intensamente numa atividade educativa que o transforme em agente ativo e corresponsável pelo seu aprendizado.

Duas linhas de atuação constituem o que denominamos “Formação Complementar”:
Crianças e professora na sala de aula Escola do Sítio
Recreação

(professoras das turmas).

A Recreação na Escola do Sítio pode ser definida como um dos caminhos no processo de ensino aprendizagem, com potencialidades para desenvolver a ética, a inclusão escolar e social.

Ela se caracteriza por ser muito alegre e divertida e acontece em uma sequência lógica em que parte da temática central se desenvolve em subtemas de ações e atividades educativas.

As vivências são trabalhadas na sala de aula, nos ambientes de recreação naturais (horta, lago, playground etc.) e informatizados, de forma dinâmica, propondo uma aprendizagem significativa, contextualizada e sistematizada.

Isso inclui atividades lúdicas, culinária, teatro, música, artes plásticas, esportes, yoga etc., além do reforço à importância da leitura, da escrita, das informações, das habilidades, das competências e dos conceitos desenvolvidos no período da manhã.

Por ser inclusiva, a Escola do Sítio trabalha com a perspectiva e não com a expectativa. A perspectiva permite vislumbrar um futuro com esperança, correr atrás dos sonhos, trabalhando a solidariedade e a compaixão com sucesso. Enquanto a expectativa se fundamenta apenas no que já está assegurado devido à abordagem trabalhada.

Pretendemos desenvolver a afetividade e a cognição numa perspectiva ética estética inclusiva. Criamos oportunidades para que os alunos possam produzir, reproduzir, sonhar e criar. Estimulamos a percepção visual, tátil, olfativa ou auditiva. Motivamos e mobilizamos o interior pela emoção, instigando o prazer de aprender a ser e conviver, desenvolvendo sentimentos e internalizando valores.

Além das atividades do cotidiano, a escola contará com as imagens que enriquecerão ainda mais as atividades da recreação.

Crianças fazendo prova na Escola do Sítio
Recreação

(profissionais diversos)

As linguagens, na Escola do Sítio, atuam como apoio ao currículo trabalhado no período da manhã.

Com essa formação, procuramos contextualizar ainda mais o currículo e dar significados aos estudos por intermédio de atividades que contribuam para a formação de competências gerais e específicas dos nossos alunos.

As linguagens também possuem um projeto pedagógico que não se limita em desenvolver atividades desconexas, fragmentadas e sem relação concreta com o currículo.

Os professores da manhã e da tarde planejam a Formação Complementar por meio de atividades que complementem o currículo, seja por contextualização ou por temas diretamente ligados a alguma(s) disciplina(s).

Dessa maneira, o ensino na Escola do Sítio é fundamentalmente integral, pois dá significado e significância ao que se aprende ao estabelecer uma relação entre os conteúdos da manhã com as atividades do período da tarde.

Os alunos, assim como no período da manhã, podem atuar como agentes criadores e transformadores, e direcionar as suas atividades por meio de questões e inquietações próprias, para que elas despertem o interesse pelo aprendizado e os induzam para construção de novos conhecimentos.

Para que seja possível esta complementaridade entre o currículo formal e a formação complementar, as atividades são organizadas por competências ligadas ao saber, ao saber fazer e ao saber ser, envolvendo assim o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Ao mobilizar esse conjunto de competências, o aluno passa a construir seu aprendizado.

Os professores do período da manhã podem sugerir temas, pesquisas que contextualizem o que se trabalhou em suas aulas, para serem trabalhados nas atividades do Estudo Complementar.

Evidentemente, essas atividades devem ser um enriquecimento ao conteúdo, pois a aquisição do aprendizado deverá ocorrer nas situações cotidianas do currículo trabalhado no período da manhã. Assim, o estudo complementar atua como um agregado ao currículo e ele não será o único meio em que se aprendem determinados conteúdos, mas sim um apoio.