Apropriação da leitura …

Apropriação da leitura

Da mesma forma que o indivíduo se apropria da escrita alfabética, isto é, passa por fases até alcançá-la, aos poucos vai se apropriando da leitura. Inicialmente faz o reconhecimento das letras e as soletra, em seguida começa a ler sílabas, mas nem sempre as conserva conseguindo compreender o significado das palavras. Este é um processo contínuo, o qual passa-se da compreensão de palavras para o entendimento de frases e a conservação de frases para a leitura e interpretação de parágrafos e pequenos textos.
O ato de ler não é apenas decodificar, é atribuir sentido ao texto, é compreender, interpretar e acima de tudo ser capaz de eficazmente fazer relações com o que já foi percebido e vivenciado. “Ler não equivale a decodificar as grafias em sons e que, portanto, a leitura não pode ser reduzida a puro decifrado” FERREIRO e TEBEROSKY, (1999, p.37).
Neste vídeo apresentamos alguns exemplos que retratam o processo inicial de apropriação da leitura por alguns alunos da turma do 1º ano da Escola do Sítio.

Professoras:
Mariana Muffato e Myriam Wonsik