Visita do 7o ano ao Museu de Zoologia da Unicamp …

Visita do 7o ano ao Museu de Zoologia da Unicamp

Considerando o trabalho que se iniciará na disciplina de Ciências (Reino Animal), visitamos no Museu de Zoologia da Unicamp a exposição: “Biodiversidade Animal: estilos de vida”.
Além de dar início aos estudos sobre os animais, nosso objetivo foi ampliar a percepção da turma a respeito das interações entre as espécies e sua importância no equilíbrio e manutenção da vida nos mais diversos ambientes de nosso planeta.

A exposição é resultado de um projeto de extensão voltado à divulgação e popularização do conhecimento científico da biodiversidade zoológica. É composta por quatro módulos, exibe uma variedade de animais taxidermizados e vivos, que vão desde os organismos unicelulares até os grandes mamíferos.

Módulos:
Vida na Água : Nesta sala são apresentadas diversas das características e seres vivos dos ambientes aquáticos.
Cidade das formigas saúvas: Um grande ninho de formigas saúva, em atividade, é apresentado aos alunos. Sua estrutura, funcionamento e dinâmica são muito bem apresentados.
Hóspedes e penetras: numa pequena sala são apresentados muitos dos animais que convivem em nossas casas, convidados ou não… baratas, insetos, ratos e animais de estimação .
Invertebrados e vertebrados: formas e cores: uma grande coleção de animais dos mais diversos grupos animais é muito bem apresentada aos alunos; desta sala saíram inúmeras perguntas.

Novamente, foi uma experiencia muito rica, e valiosa a participação da turma durante a visita ao museu. Muitas das dúvidas e curiosidades sobre os animais apresentados foram resolvidas, porém muitas outras surgiram e teremos o semestre todo para, juntos resolver.
Profa Marina