Visita Alunos

Hoje foi um dia muito importante para o 6º ano – recebemos a visita mais que especial de um grupo de alunas e aluno do 9º ano, para partilhar conosco o caminho trilhado em um trabalho desenvolvido na disciplina de História.
Pudemos combinar demandas que vinham sendo trazidas pela turma com a experiência tão significativa de troca de conhecimentos construídos entre alunas e alunos.
Há algum tempo o grupo mostrou-se curioso por estudar o período das Grandes Guerras. Esse não é um assunto que faz parte do currículo regular de História para o 6º ano, mas consideramos que curiosidade é riqueza que não pode ser desperdiçada. Somado a isso, algumas pessoas da turma começaram a partilhar um contato inicial que vinham tendo com temas que rondavam a questão do nazismo/fascismo, holocausto… e também entendemos que esses eram assuntos delicados, que precisavam de orientação e mediação para serem melhor compreendidos por cabeças que ainda estão em processo de formação.
Em paralelo, um grupo do 9º havia acabado de concluir um trabalho de pesquisa sobre esse período histórico – tomaram contato com o tema, organizaram de maneira clara informações que julgaram mais relevantes e fecharam esse processo com um relato de memórias de família de uma das integrantes do grupo, de origem judaica, e que tem em sua árvore familiar a marca da perseguição aos judeus nessa história recente. Foi um belo exemplo de como o olhar para o caso específico, em história, permite que saiamos das estatísticas e humanizemos a compreensão de que a história é o relato de um apanhado de vidas como as nossas.
Perceber o interesse de alunas e alunos mais novos no que colegas pouco mais velhos tinham a partilhar, assim como a disponibilidade de adolescentes de 9º ano em dedicar parte de sua manhã a contribuir com o processo de formação e reflexão do grupo do 6º ano foi um reforçador do que acreditamos na Escola do Sítio – que o conhecimento se constrói com alunas e alunos colocados no centro do processo e a partir do estabelecimento de relações entre sujeitos envolvidos.
Certamente todas e todos saíram desse encontro com algumas respostas, novas perguntas e muitos caminhos de reflexão abertos.

Aula conduzida pelas alunas Noa e Natália e pelo aluno Luca – 9º ano
Coordenadora pedagógica: Daniele Megid