Notícias do Cotidiano

Trabalhando com jogos na educação matemática

Desde o início do ano letivo de 2019, a Escola do Sítio oferece às crianças dos ciclos 1 e 2 (crianças do primeiro ao quinto ano) oficinas de jogos e outras atividades que envolvam o raciocínio lógico como contribuição à construção do pensamento matemático e à potencialização do desenvolvimento da inteligência.
​Essas oficinas são preparadas e oferecidas pela professora Eleonora Dantas Brum, mestre em Educação Matemática e seguem o pressuposto da teoria de desenvolvimento cognitivo pautada na obra de Jean Piaget e na aplicação das teorias construtivistas ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, raciocínio lógico, julgamento, construção de hipóteses e soluções de problemas.
​As aulas são preparadas e apresentadas seguindo um cronograma e de forma a se integrarem à grade horária de cada turma. A diversificação de materiais e propostas segue a lógica dos projetos e da fase de desenvolvimento de cada turma, embora o mesmo material possa ser oferecido a turmas diferentes que irão assimilá-lo de maneiras distintas.
​Estas experiências propiciam um olhar mais individualizado do professor em relação a seus alunos, uma vez que estão trabalhando e agindo sobre elementos que não são cotidianos a seu fazer escolar.
A seguir, exemplos de atividades oferecidas ao longo do ano.
1. A construção da ideia de numeração. Contagem e correspondência;
2. Agrupamentos em diferentes bases, utilizando ábaco;
3. Construção de um supermercado utilizando sucatas.
4. Jogo Sjoelback, ou bilhar holandês;
5. Dominós;
6. Jogo da multiplicação;
7. Construção com mosaicos;
8. Utilizando o material dourado para a compreensão da divisão;
9. Problemas de lógica: pensando fora da caixa, ou pensamento lateral;
10. Poliminós: figuras planas construídas utilizando polígonos básicos idênticos.

Posts Relacionados

UNISAL – Unidade Americana

escoladositio

Estudo do meio 2º ano à FAZENDA IBICABA

escoladositio

EXPOSIÇÃO ESCUTANDO O SILÊNCIO

escoladositio