“ComunicAÇÃO”
Considerando o tema do ano, nos propusemos a
COMUNICAR NOSSAS AÇÕES nossos
conhecimentos através de vivências nas diversas linguagens durante a Semana Cultural realizada em
setembro. Cada segmento se entrelaçou ao outro e assim sucessivamente os saberes foram construídos e
comunicados.
Educação
Infantil – Comunicação Corporal
Na Educação
Infantil trabalhamos com a Comunicação Corporal. E nada melhor como Charles Chaplin para nos propiciar a
beleza dessa forma de expressão e comunicação.
Ao
longo da semana os alunos vivenciaram momentos de interação do corpo com o
movimento, o som, a dança e as diferentes formas de se comunicar. Fantoches,
teatro de sombras, mímica e labirinto corporal foram algumas das atividades
oferecidas.
Aos
poucos fomos explorando, criando novos conceitos, possibilitando a comunicação
sem palavras. E tanto foi dito!!!
No sábado, como encerramento da
semana, fomos agraciados com uma invasão de “Chaplins”, altos, baixos, gordos,
magros, sorridentes, bravos, todos com a mesma inocência e a liberdade de se
comunicar sem palavras.
Infantil – Comunicação Corporal
Infantil trabalhamos com a Comunicação Corporal. E nada melhor como Charles Chaplin para nos propiciar a
beleza dessa forma de expressão e comunicação.
longo da semana os alunos vivenciaram momentos de interação do corpo com o
movimento, o som, a dança e as diferentes formas de se comunicar. Fantoches,
teatro de sombras, mímica e labirinto corporal foram algumas das atividades
oferecidas.
poucos fomos explorando, criando novos conceitos, possibilitando a comunicação
sem palavras. E tanto foi dito!!!
semana, fomos agraciados com uma invasão de “Chaplins”, altos, baixos, gordos,
magros, sorridentes, bravos, todos com a mesma inocência e a liberdade de se
comunicar sem palavras.
Ciclo I – Comunicação através da descoberta da Escrita
O tema explorado pelo Ciclo I esse
ano na Semana Cultural foi a descoberta da Escrita como forma de comunicação
Resgatamos
um dos mais antigos meios de comunicação que é a escrita, contudo antes
que ela surgisse outras formas de comunicação apareceram e foram exploradas por
nossos alunos; as expressões, os desenhos rupestres, o toque de tambor e a
fumaça.
As
letras foram surgindo na história “Planeta Alfabeto” e à medida que elas se
agrupavam surgiam palavras, frases e histórias.
Agora era só organizar tudo para
escrever um livro com a história do ciclo I.
Livro? E como se faz isso?
Nada melhor que a visita de um
escritor ilustrador para esclarecer nossas duvidas sobre o processo de criação.
Nanuca Andrade nos presenteou com um momento único, no qual os alunos puderam ouvir
e serem ouvidos, observar, criar e desenhar junto com o autor.
As mãozinhas ávidas por criar já
estavam prontas para começar a escrever nossa história, assim uma turma começou
e as demais deram continuidade na criação de um livro ilustrado por todos…
Ciclo
II – Museu
da Comunicação
Museu
As turmas do 4°, 5° e 6° anos trabalharam na criação de um museu da
comunicação, que funcionou interagindo com o público no sábado cultural. Ele
foi composto por duas partes, um museu do passado e uma exposição do futuro,
cada uma com objetos respectivos de suas épocas.
Para o museu do passado, os alunos agruparam vários itens antigos como
discos de vinil e gramofones para mostrar ao público como era a comunicação da
época dos aparelhos e sua evolução até os dias atuais. Havia também objetos
como vitrola, televisão em preto e branco, telefones de disco para os números,
projetor de slides. No dia da exposição vários aparelhos foram expostos em funcionamento
o que encantou crianças, sobretudo os adultos que falavam de suas épocas e de
como esses utensílios marcaram momentos de suas vidas.
Para a exposição do futuro, foram feitos projetos com esboços sobre uma
possível comunicação futura. Drones de comunicação e robôs foram as vedetes da
maioria das proposições. Tivemos invenções de comunicação com animais e
holografias para quem gosta de danças.
Os alunos ao longo da semana montaram as representações das ideias e
organizaram ao redor dos objetos antigos para contrapor as propostas.
Palavreando
A proposta do palavreando foi
desenvolvida inspirada em uma saída pedagógica que foi feita ao longo da Semana
Cultural nos museus da “Língua Portuguesa e Pinacoteca”. Uma das salas de aula
foi preparada para um jogo de montar palavras. As sílabas estavam dispostas
sobre uma mesa e os participantes deveriam juntá-las e formar palavras. Na
parede havia projeções sobre os sentidos que nossa língua emanava.
ano na Semana Cultural foi a descoberta da Escrita como forma de comunicação
um dos mais antigos meios de comunicação que é a escrita, contudo antes
que ela surgisse outras formas de comunicação apareceram e foram exploradas por
nossos alunos; as expressões, os desenhos rupestres, o toque de tambor e a
fumaça.
letras foram surgindo na história “Planeta Alfabeto” e à medida que elas se
agrupavam surgiam palavras, frases e histórias.
escrever um livro com a história do ciclo I.
escritor ilustrador para esclarecer nossas duvidas sobre o processo de criação.
Nanuca Andrade nos presenteou com um momento único, no qual os alunos puderam ouvir
e serem ouvidos, observar, criar e desenhar junto com o autor.
estavam prontas para começar a escrever nossa história, assim uma turma começou
e as demais deram continuidade na criação de um livro ilustrado por todos…
II – Museu
da Comunicação
comunicação, que funcionou interagindo com o público no sábado cultural. Ele
foi composto por duas partes, um museu do passado e uma exposição do futuro,
cada uma com objetos respectivos de suas épocas.
discos de vinil e gramofones para mostrar ao público como era a comunicação da
época dos aparelhos e sua evolução até os dias atuais. Havia também objetos
como vitrola, televisão em preto e branco, telefones de disco para os números,
projetor de slides. No dia da exposição vários aparelhos foram expostos em funcionamento
o que encantou crianças, sobretudo os adultos que falavam de suas épocas e de
como esses utensílios marcaram momentos de suas vidas.
possível comunicação futura. Drones de comunicação e robôs foram as vedetes da
maioria das proposições. Tivemos invenções de comunicação com animais e
holografias para quem gosta de danças.
Os alunos ao longo da semana montaram as representações das ideias e
organizaram ao redor dos objetos antigos para contrapor as propostas.
desenvolvida inspirada em uma saída pedagógica que foi feita ao longo da Semana
Cultural nos museus da “Língua Portuguesa e Pinacoteca”. Uma das salas de aula
foi preparada para um jogo de montar palavras. As sílabas estavam dispostas
sobre uma mesa e os participantes deveriam juntá-las e formar palavras. Na
parede havia projeções sobre os sentidos que nossa língua emanava.
Ciclo
III – O poder da Comunicação
Rádio do Sítio
A Rádio da Escola do Sítio foi criada com o objetivo
de trabalhar o poder da comunicação, que é o tema deste ano. A programação que
envolveu esse projeto contou com a participação de José Zan que nos falou sobre
a história do rádio desde as transmissões mais simples até um uso mais
organizado e direcionado. Além do convidado, a Rádio também tocou músicas que
os alunos escolheram. A programação musical se estendeu ao longo do semestre
nos horários de intervalo.
Video
O
grupo “Set do Sítio” realizou o vídeo parodiando filmes bem conhecidos como o
“Titanic” para tratar da questão da água e sua utilização.
A
economia de água tratada e distribuída tem sido uma questão de extrema
importância atualmente devido ao baixo nível dos reservatórios de nossa região.
O vídeo foi apresentado, no sábado cultural com o objetivo de divulgar os
trabalhos e conscientizar as pessoas sobre as questões tratadas no projetos: a
água e a separação do lixo.
O
grupo também contou com a participação de um convidado durante o fechamento da
semana cultural, o Professor Wagner de Oliveira Fernandes que apresentou uma
interessante palestra sobre o “Jornalismo durante a Ditatura Militar”.
O grupo
dos sentidos desenvolveu atividades relacionadas aos cinco sentidos. Esse
projeto foi escolhido com o propósito de fazer com que as pessoas explorem
um pouco mais todos os sentidos, de
maneira a se orientarem tanto espacial, quanto cognitivamente, em contextos de
comunicação específicos. Alguns exemplos são a mímica, o código morse e o
método de guiar uma pessoa com os olhos vendados através do tato. Para isso, os
alunos fizeram uma brincadeira que consistiu em guiar as pessoas a pegarem
coisas em uma caixa.
Utilizando
a visão, os alunos fizeram um tipo de código morse e sensações com
imagens. No olfato, desenharam sensações com cheiro.
O grupo
chegou neste projeto quando a turma do 8º ano estava estudando, nas aulas de
Ciências, a comunicação através dos sentidos. Os alunos se dividiram em grupos
e montaram essas atividades, resgatando assim o que haviam aprendido nas
referidas aulas.
Educação Infantil – Comunicação Corporal
Na Educação
Infantil trabalhamos com a Comunicação Corporal. E nada melhor como Charles Chaplin para nos
propiciar a beleza dessa forma de expressão e comunicação.
Ao longo da semana os
alunos vivenciaram momentos de interação do corpo com o movimento, o som, a
dança e as diferentes formas de se comunicar. Fantoches, teatro de sombras,
mímica e labirinto corporal foram algumas das atividades oferecidas.
Aos poucos fomos explorando,
criando novos conceitos, possibilitando a comunicação sem palavras. E tanto foi
dito!!!
No sábado, como encerramento da semana, fomos agraciados com uma invasão
de “Chaplins”, altos, baixos, gordos, magros, sorridentes, bravos, todos com a
mesma inocência e a liberdade de se comunicar sem palavras.
Educação Infantil – Comunicação Corporal
Na Educação
Infantil trabalhamos com a Comunicação Corporal. E nada melhor como Charles Chaplin para nos
propiciar a beleza dessa forma de expressão e comunicação.
Ao longo da semana os
alunos vivenciaram momentos de interação do corpo com o movimento, o som, a
dança e as diferentes formas de se comunicar. Fantoches, teatro de sombras,
mímica e labirinto corporal foram algumas das atividades oferecidas.
Aos poucos fomos explorando,
criando novos conceitos, possibilitando a comunicação sem palavras. E tanto foi
dito!!!
No sábado, como encerramento da semana, fomos agraciados com uma invasão
de “Chaplins”, altos, baixos, gordos, magros, sorridentes, bravos, todos com a
mesma inocência e a liberdade de se comunicar sem palavras.
Ciclo I – Comunicação através da descoberta da Escrita
O tema
explorado pelo Ciclo I esse ano na Semana Cultural foi a descoberta da Escrita
como forma de comunicação
Resgatamos um dos mais antigos meios de
comunicação que é a escrita, contudo antes que ela surgisse outras formas
de comunicação apareceram e foram exploradas por nossos alunos; as expressões, os
desenhos rupestres, o toque de tambor e a fumaça.
As letras foram surgindo na história
“Planeta Alfabeto” e à medida que elas se agrupavam surgiam palavras, frases e
histórias.
Agora
era só organizar tudo para escrever um livro com a história do ciclo I.
Livro?
E como se faz isso?
Nada
melhor que a visita de um escritor ilustrador para esclarecer nossas duvidas sobre
o processo de criação. Nanuca Andrade nos presenteou com um momento único, no
qual os alunos puderam ouvir e serem ouvidos, observar, criar e desenhar junto
com o autor.
As
mãozinhas ávidas por criar já estavam prontas para começar a escrever nossa história,
assim uma turma começou e as demais deram continuidade na criação de um livro
ilustrado por todos…
Ciclo
II – Museu
da Comunicação
Museu
As turmas do 4°, 5° e 6° anos
trabalharam na criação de um museu da comunicação, que funcionou interagindo
com o público no sábado cultural. Ele foi composto por duas partes, um museu do
passado e uma exposição do futuro, cada uma com objetos respectivos de suas
épocas.
Para o museu do passado, os alunos
agruparam vários itens antigos como discos de vinil e gramofones para mostrar
ao público como era a comunicação da época dos aparelhos e sua evolução até os
dias atuais. Havia também objetos como vitrola, televisão em preto e branco,
telefones de disco para os números, projetor de slides. No dia da exposição
vários aparelhos foram expostos em funcionamento o que encantou crianças,
sobretudo os adultos que falavam de suas épocas e de como esses utensílios marcaram
momentos de suas vidas.
Para a exposição do futuro, foram
feitos projetos com esboços sobre uma possível comunicação futura. Drones de
comunicação e robôs foram as vedetes da maioria das proposições. Tivemos
invenções de comunicação com animais e holografias para quem gosta de
danças. Os alunos ao longo da semana
montaram as representações das ideias e organizaram ao redor dos objetos antigos
para contrapor as propostas.
Palavreando
A proposta do palavreando foi desenvolvida inspirada em uma saída
pedagógica que foi feita ao longo da Semana Cultural nos museus da “Língua
Portuguesa e Pinacoteca”. Uma das salas de aula foi preparada para um jogo de
montar palavras. As sílabas estavam dispostas sobre uma mesa e os participantes
deveriam juntá-las e formar palavras. Na parede havia projeções sobre os
sentidos que nossa língua emanava.
Ciclo
III – O poder da Comunicação
Rádio do
Sítio
A
Rádio da Escola do Sítio foi criada com o objetivo de trabalhar o poder da
comunicação, que é o tema deste ano. A programação que envolveu esse projeto
contou com a participação de José Zan que nos falou sobre a história do rádio
desde as transmissões mais simples até um uso mais organizado e direcionado. Além
do convidado, a Rádio também tocou músicas que os alunos escolheram. A
programação musical se estendeu ao longo do semestre nos horários de intervalo.
Video
O grupo “Set do
Sítio” realizou o vídeo parodiando filmes bem conhecidos como o “Titanic” para
tratar da questão da água e sua utilização.
A economia de
água tratada e distribuída tem sido uma questão de extrema importância
atualmente devido ao baixo nível dos reservatórios de nossa região. O vídeo foi
apresentado, no sábado cultural com o objetivo de divulgar os trabalhos e
conscientizar as pessoas sobre as questões tratadas no projetos: a água e a
separação do lixo.
O grupo também
contou com a participação
de um convidado durante o fechamento
da semana cultural, o Professor Wagner de Oliveira Fernandes que apresentou uma
interessante palestra sobre o “Jornalismo durante a Ditatura Militar”.
O grupo dos sentidos desenvolveu atividades
relacionadas aos cinco sentidos. Esse projeto foi escolhido com o propósito de
fazer com que as pessoas explorem um pouco
mais todos os sentidos, de maneira a se orientarem tanto espacial,
quanto cognitivamente, em contextos de comunicação específicos. Alguns exemplos
são a mímica, o código morse e o método de guiar uma pessoa com os olhos
vendados através do tato. Para isso, os alunos fizeram uma brincadeira que
consistiu em guiar as pessoas a pegarem coisas em uma caixa.
Utilizando a visão, os alunos fizeram um tipo de
código morse e sensações com imagens. No olfato, desenharam sensações com
cheiro.
O grupo chegou neste projeto quando a turma do 8º ano
estava estudando, nas aulas de Ciências, a comunicação através dos sentidos. Os
alunos se dividiram em grupos e montaram essas atividades, resgatando assim o
que haviam aprendido nas referidas aulas.
O tema
explorado pelo Ciclo I esse ano na Semana Cultural foi a descoberta da Escrita
como forma de comunicação
Resgatamos um dos mais antigos meios de
comunicação que é a escrita, contudo antes que ela surgisse outras formas
de comunicação apareceram e foram exploradas por nossos alunos; as expressões, os
desenhos rupestres, o toque de tambor e a fumaça.
As letras foram surgindo na história
“Planeta Alfabeto” e à medida que elas se agrupavam surgiam palavras, frases e
histórias.
Agora
era só organizar tudo para escrever um livro com a história do ciclo I.
Livro?
E como se faz isso?
Nada
melhor que a visita de um escritor ilustrador para esclarecer nossas duvidas sobre
o processo de criação. Nanuca Andrade nos presenteou com um momento único, no
qual os alunos puderam ouvir e serem ouvidos, observar, criar e desenhar junto
com o autor.
As
mãozinhas ávidas por criar já estavam prontas para começar a escrever nossa história,
assim uma turma começou e as demais deram continuidade na criação de um livro
ilustrado por todos…
Ciclo
II – Museu
da Comunicação
Museu
As turmas do 4°, 5° e 6° anos
trabalharam na criação de um museu da comunicação, que funcionou interagindo
com o público no sábado cultural. Ele foi composto por duas partes, um museu do
passado e uma exposição do futuro, cada uma com objetos respectivos de suas
épocas.
Para o museu do passado, os alunos
agruparam vários itens antigos como discos de vinil e gramofones para mostrar
ao público como era a comunicação da época dos aparelhos e sua evolução até os
dias atuais. Havia também objetos como vitrola, televisão em preto e branco,
telefones de disco para os números, projetor de slides. No dia da exposição
vários aparelhos foram expostos em funcionamento o que encantou crianças,
sobretudo os adultos que falavam de suas épocas e de como esses utensílios marcaram
momentos de suas vidas.
Para a exposição do futuro, foram
feitos projetos com esboços sobre uma possível comunicação futura. Drones de
comunicação e robôs foram as vedetes da maioria das proposições. Tivemos
invenções de comunicação com animais e holografias para quem gosta de
danças. Os alunos ao longo da semana
montaram as representações das ideias e organizaram ao redor dos objetos antigos
para contrapor as propostas.
Palavreando
A proposta do palavreando foi desenvolvida inspirada em uma saída
pedagógica que foi feita ao longo da Semana Cultural nos museus da “Língua
Portuguesa e Pinacoteca”. Uma das salas de aula foi preparada para um jogo de
montar palavras. As sílabas estavam dispostas sobre uma mesa e os participantes
deveriam juntá-las e formar palavras. Na parede havia projeções sobre os
sentidos que nossa língua emanava.
Ciclo
III – O poder da Comunicação
Rádio do
Sítio
A
Rádio da Escola do Sítio foi criada com o objetivo de trabalhar o poder da
comunicação, que é o tema deste ano. A programação que envolveu esse projeto
contou com a participação de José Zan que nos falou sobre a história do rádio
desde as transmissões mais simples até um uso mais organizado e direcionado. Além
do convidado, a Rádio também tocou músicas que os alunos escolheram. A
programação musical se estendeu ao longo do semestre nos horários de intervalo.
Video
O grupo “Set do
Sítio” realizou o vídeo parodiando filmes bem conhecidos como o “Titanic” para
tratar da questão da água e sua utilização.
A economia de
água tratada e distribuída tem sido uma questão de extrema importância
atualmente devido ao baixo nível dos reservatórios de nossa região. O vídeo foi
apresentado, no sábado cultural com o objetivo de divulgar os trabalhos e
conscientizar as pessoas sobre as questões tratadas no projetos: a água e a
separação do lixo.
O grupo também
contou com a participação
de um convidado durante o fechamento
da semana cultural, o Professor Wagner de Oliveira Fernandes que apresentou uma
interessante palestra sobre o “Jornalismo durante a Ditatura Militar”.
O grupo dos sentidos desenvolveu atividades
relacionadas aos cinco sentidos. Esse projeto foi escolhido com o propósito de
fazer com que as pessoas explorem um pouco
mais todos os sentidos, de maneira a se orientarem tanto espacial,
quanto cognitivamente, em contextos de comunicação específicos. Alguns exemplos
são a mímica, o código morse e o método de guiar uma pessoa com os olhos
vendados através do tato. Para isso, os alunos fizeram uma brincadeira que
consistiu em guiar as pessoas a pegarem coisas em uma caixa.
Utilizando a visão, os alunos fizeram um tipo de
código morse e sensações com imagens. No olfato, desenharam sensações com
cheiro.
O grupo chegou neste projeto quando a turma do 8º ano
estava estudando, nas aulas de Ciências, a comunicação através dos sentidos. Os
alunos se dividiram em grupos e montaram essas atividades, resgatando assim o
que haviam aprendido nas referidas aulas.