PROJETO – MURAL BIOGRÁFICO

O que acontece quando a gente mistura tema disparador, protagonismo de adolescente e pauta urgente à sociedade? Muita coisa boa pode sair dessa combinação. Nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano, o resultado foi um Mural Biográfico autoral e necessário.

O processo de pesquisa e apresentação, para se chegar a esse ponto final, como tudo que se refere à educação, foi longo – começou com uma reflexão trazida pelo 08 de março, que estimulou um colega da turma a trazer para a sala de aula uma coletânea de biografias femininas e, a partir daí, desdobrou-se um trabalho de parcerias. O primeiro passo foi definir o recorte – trajetórias de mulheres negras, com o objetivo de reconhecer, inspirar, fomentar a empatia e a identificação e dar continuidade ao trabalho de letramento racial desenvolvido junto à equipe e às turmas. Partindo dos livros apresentados, os grupos debruçaram-se em novas pesquisas, fizeram a seleção de informações e estudaram o gênero textual biografia, exercitaram as etapas da produção de texto, compreendendo que a revisão em pares, a partir de critérios apresentados, e a reescrita das produções são partes importantes do processo.

Aparecida Sueli Carneiro, Beatriz Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Maria Felipa, Rosa Parks – quais dessas mulheres você conhece? Nossas alunas e alunos já puderam aprender quem são e, hoje, essa vivência foi ampliada para toda a comunidade escolar. Recebemos nossas famílias com o chão vermelho de nossa entrada ocupado por trajetórias de mulheres negras que deixaram suas marcas e fizeram nossa história.

Professora: Mirela Garcia (Língua Portuguesa)
Coordenadora pedagógica: Daniele Megid
Diretora pedagógica: Cida Leme