Projeto 6º ano – Linguagem e comunicação

Projeto 6º ano - Linguagem e comunicação

No Ensino Fundamental II, a disciplina de Língua Portuguesa, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve ter por objetivo “ampliar o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas, partindo-se de práticas de linguagem já vivenciadas pelos jovens para a ampliação dessas práticas, em direção a novas experiências”. Esse tema deve estar presente no currículo de todos os alunos e alunas dessa faixa etária. A forma, contudo, de começar a propor essa reflexão pode variar bastante, desde abordagens mais tradicionais, até caminhos que busquem dialogar com o repertório já construído por cada aluno e aluna, procurando aproximar o trabalho teórico a práticas já experimentadas.

Na Escola do Sítio, a turma do 6º ano recebeu um desafio: pensar em formas diferentes de comunicar felicidade ou tristeza. A ideia era perceber que há outras linguagens possíveis para expressar o que pensamos ou sentimos. Depois, cada colega apresentou para a turma as formas de expressão que criou ou que pesquisou. Tivemos código morse, escritas de games, desenhos, teatro, sons, aluna tocando violino, relatos orais… e tudo o que cabe na criatividade de adolescentes de 10-11 anos!

Ao pararem para relatar esse processo, a turma percebeu que ninguém havia escolhido comunicar felicidade e tristeza por meio de cheiros… Então, levantaram uma lista de cheiros felizes e cheiros tristes. Disseram que sentem felicidade com cheiro de livro novo, pipoca doce, cheiro de mãe, de cachorro que tomou banho… E entre os cheios tristes lembraram de queimada, chulé, comida estragada, cachorro molhado…

E você? Como reagiria à turma, sem o registro escrito tradicional?

Professora de Língua Portuguesa: Anna Carla Dini
Coordenadora pedagógica: Daniele Megid