Objeto disparador do 5º ano

O objeto disparador do 5º ano, um relógio de estação de trem, nos levou a pensar no tempo e em suas transformações e, a partir daí, terminamos o primeiro semestre construindo uma linha do tempo da história do Brasil. Agora, no segundo semestre, a turma vem trabalhando assuntos relacionados ao território brasileiro em variados aspectos. Dentre os temas, a economia e seus diferentes setores (primário, secundário e terciário), além de questões relacionadas à história e geografia do Brasil. Levando em conta os fios do projeto, saímos para um estudo do meio à Fazenda Nossa Senhora da Conceição.

Lá, visitamos as construções preservadas da fazenda, que abriram janelas para pensar questões importantes do período do Brasil Colônia e Império. Além disso, também conhecemos em detalhes as etapas da produção do café, com vivência de plantio, lavagem e secagem e observação do que envolve o beneficiamento dos grãos,

Ao longo da visita, nossas alunas e nossos alunos fizeram perguntas pertinentes, trouxeram comentários relacionando o que era apresentado pela guia com assuntos vistos em sala de aula, levantaram reflexões e questionamentos que demonstram repertório e preocupação sobre questões históricas e sociais do Brasil. Voltamos com um tanto de temas para resgatar e aprofundar! Nesse sentido, nossa expectativa com o estudo do meio foi atingida – permitiu viver na prática temas estudados na escola e abriu novas portas para serem exploradas no retorno.

Professoras: Alessandra Landucci e Celina Parra
Coordenadora pedaógica: Daniele Megid