Museu de Diversidade Biológica – Zoologia

“Como a formiga rainha inicia um formigueiro?” “Por que há formigas maiores e menores?” “Por que peixes que vivem em maior profundidade não são tão coloridos quanto os da superfície?” “Como animais que não são nativos do Brasil chegaram até aqui?”

Num mar de perguntas disparadas por adolescentes do 7º ano ou instigadas por biólogos pesquisadores, navegamos em nossa visita ao Museu de Diversidade Biológica do Instituto de Biologia da Unicamp.

Visitamos a exposição “Biodiversidade Animal: estilos de vida”, como forma de ampliar os estudos sobre reino animal que a turma vem realizando nas aulas de Ciências. Inaugurada em 2010, a exposição atualmente é composta por três módulos, exibindo uma variedade de animais taxidermizados e vivos, desde os organismos unicelulares até os grandes mamíferos.

Os estudos do meio são parte importante do plano político pedagógico da Escola do Sítio. Acreditamos que, por meio deles, conseguimos aproximar “teoria e prática” e, tão importante quanto, proporcionamos a nossas alunas e nossos alunos vivências culturais, ampliação do repertório, compreensão de como fazer parte de um coletivo. É uma delícia – e urgente! – ver adolescentes ocupando espaços públicos, repletos de cultura, diversidade e ciência.

Professora de Ciências: Marina Reiter.
Coordenadora pedagógica: Daniele Megid.
Diretora pedagógica: Cida Leme.