Mata Atlântica, desmatamento e reflorestamento

Mata Atlântica, desmatamento e reflorestamento. Esses foram alguns dos temas centrais que nortearam o trabalho pedagógico desenvolvido com a turma do 4º ano ao longo do semestre. As crianças foram convidadas a mergulhar em um processo formativo e investigativo, realizando uma pesquisa aprofundada acerca das diferentes espécies que compõem nosso bioma. As descobertas foram transformadas em narrativas e acompanhadas por belas ilustrações, de autoria das crianças. Segue link para compartilhar o resultado final deste processo: https://pt-br.padlet.com/jadeberzin/7lgj4ktf6i34545d

Além de pesquisadores, a turma também colocou a mão na massa – ou melhor, na terra! Pensando nas questões relacionadas às práticas de reflorestamento, as crianças sugeriram que fosse plantada uma árvore em nossa escola e, com a ajuda de várias mãozinhas, Eugenia – a Pitangueira, firmou suas raízes em solo da Escola do Sítio. A ação abriu portas para novas descobertas referentes aos cuidados que devemos ter para que Eugenia cresça forte e possa compartilhar conosco sua sombra e seus deliciosos frutos. É importante lembrar que a turma que está em casa, acompanhando as aulas online, não ficou de fora dessa experiência. Cada aluno foi presenteado por uma muda de pitanga, vinda diretamente do quintal da professora, para que seja plantada e cuidada em casa, permeada pelo carinho da família. E que venham muitas pitangueiras por aqui!

Professoras: Jade Berzin e Mariana Alencar
Coordenadora: Daniele Megid