Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais: Uma Jornada Educativa na Escola do Sítio

A Formação Complementar da Escola do Sítio, sob a orientação da professora Marina, deu vida a um jardim repleto de cores, aromas e sabores: um ambiente dedicado ao cultivo de plantas medicinais e aromáticas, uma iniciativa que transcende a simples jardinagem, sendo também uma proposta educativa e enriquecedora.

Plantas Aromáticas

As plantas aromáticas são aquelas que possuem óleos essenciais responsáveis por aromas marcantes e podem ser utilizadas para diversos fins. Na culinária, tornam os pratos mais saborosos e perfumados, enquanto na indústria de cosméticos, são ingredientes de destaque para a produção de perfumes e outros produtos.

Ao aprenderem sobre essas plantas, as crianças não apenas conhecem uma nova dimensão da botânica, mas também desenvolvem seus sentidos, podendo diferenciar os diversos aromas e, até mesmo, criar suas próprias combinações olfativas, expandindo sua criatividade e consciência sensorial.

Plantas Medicinais

Além das aromáticas, o jardim abriga uma variedade de plantas medicinais, aquelas que possuem propriedades terapêuticas. Historicamente, muitas culturas têm recorrido a essas plantas para a cura de diversas enfermidades, valendo-se do conhecimento ancestral sobre as propriedades de cada espécie.

O ensino cuidadoso sobre plantas medicinais permite que as crianças cresçam com uma compreensão profunda do mundo natural e suas potencialidades. Elas aprendem que, além de belas, as plantas podem ser verdadeiras aliadas da saúde, promovendo bem-estar e equilíbrio.

Refúgio para as Abelhas

Mais do que um espaço de aprendizado e exploração para os jovens, o jardim configura-se também como um refúgio vital para as abelhas da região. Ao oferecer uma fonte rica e constante de néctar e pólen, o jardim ajuda a nutrir estas polinizadoras tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Esta iniciativa não só auxilia na preservação das abelhas, que têm enfrentado ameaças crescentes em todo o mundo, mas também oferece uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre o papel crucial que estes insetos desempenham na polinização e na sustentação da vida na Terra.

O novo jardim de plantas aromáticas e medicinais da Escola do Sítio é mais do que um espaço de aprendizado; é um local onde as crianças podem explorar, sonhar e crescer juntamente com a natureza. Sob a orientação da professora Marina que é da área de ciências, a jornada educativa através do mundo das plantas promete ser uma experiência rica e inesquecível, semeando o conhecimento que dará frutos para cada um dos “pequenos(as) jardineiros(as).

Professora Marina Reiter
Coordenadora: Jéssica Oliveira