Grafite

O grafite surgiu em nossas aulas de produção textual, quando  fomos decidir assuntos que gostaríamos de mostrar em nosso jornal. Na roda de conversa inicial, os jovens jornalistas sugeriram falar sobre as artes urbanas, incluindo-se ai o Rap e o grafite. Em 2017, eles haviam mapeado algumas produções nos muros de Barão Geraldo e se mostraram ainda curiosos sobre o tema. Então, pesquisas sobre as origens do Grafite foram realizadas. Finalmente os alunos sugeriram convidar um artista para que este pudesse falar sobre essa arte às vezes tão mal interpretada. Conseguimos contato com o Osmir, ele e o irmão são grafiteiros há 20 anos e têm um imenso respeito pela arte de rua em geral. Falou-nos um pouco sobre sua trajetória e as dificuldades encontradas, de modo descontraído, logo ocorreu uma super interação com os alunos que puderam tirar suas dúvidas, falar sobre o que conheciam acerca do grafite e finalmente experimentar um pouco dessa produção artística deixando sua marca numa parede da escola.