Formação de Professores

Entendendo a formação de professores como um processo essencial para o ensino, a Escola do Sítio acolheu estagiários do curso de pedagogia para realizar uma vivência com a turma do 4º ano. A partir da partilha de nossas experiências e do diálogo, foi planejada uma dinâmica interdisciplinar, visando promover o trabalho inclusivo e colaborativo entre os estudantes. A turma foi dividida em três grupos e, foram montadas pelo espaço, três estações distintas. Em cada uma delas, foram disparadas perguntas referentes à conteúdos específicos trabalhados ao longo do ano letivo, considerando as habilidades dos alunos. A cada resposta correta, uma peça do jogo da velha era posta no tabuleiro, contribuindo com o desempenho de determinada equipe. É importante ressaltar que não tratava-se de uma competição, uma vez que as crianças foram incentivadas a auxiliar umas às outras, formulando hipóteses e buscando respostas conjuntamente. Por meio de muita diversão, a movimentação corporal e o desenvolvimento cognitivo foram trabalhados, contagiando e integrando a turma, além de proporcionar a troca de aprendizados significativos entre os formadores.

Professoras: Jade Berzin e Beatriz Leme
Coordenadora: Daniele Megid