Diário de bordo

Já que na pandemia não é aconselhável viajar, as alunas e os alunos do quarto ano foram convidados a uma viagem da imaginação!

Estudaram sobre o gênero diário, escolheram o destino e produziram um diário da viagem inventada. Depois, apresentaram seus trabalhos e passearam junto com os relatos de cada colega.

Como todo bom viajante, antes de embarcar para o destino cada criança aprofundou seu conhecimento sobre o lugar visitado: qual é a comida típica do lugar para onde eu vou? Quais são as festas tradicionais? E os pontos turísticos imperdíveis? Qual língua eu preciso falar para poder me comunicar?

A proposta levou as crianças a visitarem museus on-line, resgatarem viagens de seus familiares e descobrirem lugares fantásticos que antes eram desconhecidos.

Ao registrar as informações coletadas nas pesquisas e transformá-las em diário, alunas e alunos relataram que passaram a acreditar que foram de verdade para aquele lugar, porque descreveram com bastante realismo os acontecimentos dos seus dias no diário de bordo. E as leitoras e os leitores também ficaram confusos, sem saber se aquela viagem era inventada ou se tinha acontecido de verdade!

Como resultado, recheamos nossos passaportes imaginários com deliciosas viagens ao redor do mundo e incrementamos nossa listinha de desejos com muitos destinos a serem visitados quando a pandemia acabar.

E você, se pudesse viajar para qualquer lugar do mundo, para onde iria? As fotos do carrossel trazem ótimas sugestões de lugares para você se inspirar!

Boa viagem!

Professoras: Jessica Caputti e Jade Berzin