Acampamento 2013

Tudo começa com a montagem das barracas quando os alunos ajudam uns aos outros, além de contarem com a colaboração de alguns pais e mães, além de Hector (professor de matemática) e Cida (coordenadora).

Fomos então interrompidos pelo chamado do refeitório “as pizzas estão prontas” e todos para lá se dirigiram comendo muitos pedaços de pizzas de vários sabores, inclusive pizzas doces de sobremesa.

Barracas montadas, mochilas arrumadas, todos participantes presentes, começamos então a divisão dos alunos em três equipes que teriam pela frente muitas provas a serem realizadas e desafios a serem cumpridos. Tanto as provas quanto os desafios são condicionados a atividades coletivas em que é necessária a participação de todos os integrantes de cada um dos grupos. Com isso alunos se ajudam, ficam na torcida e se divertem ao mesmo tempo. Em situações variadas procuramos explorar diversificadas habilidades, valorizando assim o potencial de cada um desses jovens participantes.

E pra começar a gincana, depois da criação de “um grito de guerra”, tivemos algumas provas bem divertidas até a fome nos incomodar.

Após o jantar, contando com a colaboração da turma, montamos a iluminação especial e o som para a balada, preparamos a sala para o cinema e finalmente fomos acender a fogueira. Aquecidos pelo fogo ficamos um longo tempo conversando e apreciando o movimento das chamas enquanto aguardávamos o braseiro para assarmos marshmallow.

Com o avançar da noite, as conversas entre os alunos e professores se estenderam, entretanto alguns preferiram uma sessão de cinema e outros, dominados pelo sono, foram para a sala ou para as barracas dormir. Mas para os que permaneceram acordados ainda preparamos um chocolate quente com bolachas. Depois disso, apesar da dificuldade, todos tiveram que se recolher em suas barracas ou na sala para dormir. Afinal, muitas eram as atividades programadas para o dia seguinte.

Ao amanhecer uma farta mesa de café da manhã aguardava enquanto a turma acordava e, aos poucos, deixava a preguiça de lado para começar tudo novamente. Eles sabiam que outras provas e desafios os aguardavam ao longo de todo o dia. E dessa maneira, entre a bola na quadra e as conversas intermináveis, receberam animadamente as novas surpresas para eles preparadas.

Ao final da manhã o professor Jefferson, que ministra as aulas de capoeira angola na escola se juntou à equipe de professores e desenvolveu uma atividade muito gostosa envolvendo sons, música, dança e novas brincadeiras envolvendo a todos com muita habilidade. Professores e alunos partilharam de momentos de muita descontração.

As atividades se seguiram como programado após o almoço, até às 16h do sábado…

Encerramos o acampamento com muitas fotos e a vontade de começar tudo novamente.

Os professores Hector (Matemática), Ludmila (Geografia) e Ana Paula (Recreação) assim como a coordenadora Cida, além de Adriana e Renato (mantenedores) acompanharam os alunos em todos os momentos.

Esse ano também nosso acampamento foi um sucesso!

Terminamos com os alunos pedindo para avaliarmos a possibilidade de realizar outro no segundo semestre, entretanto já temos programado o acantonamento para os alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano).