A Simbologia da Páscoa

A simbologia da páscoa

Os ovos fazem parte da simbologia pascal de muitas culturas.
Desde há muito tempo, especialmente no hemisfério norte utiliza-se o ovo como presente em comemoração à chegada da primavera.
Os ovos também eram associados a lendas e mitos sobre a criação do universo, não só porque ele é a semente que contém o germe vital, mas também devido a sua forma sem princípio nem fim.

E a gema era associada ao Sol, também ele fonte de vida.
Os ovos eram pintados com desenhos de algum elemento natural e cada um deles representava um desejo.
Assim, o ovo apresentava esse simbolismo da vida.

No dia 22 de março, recebemos a visita de Uiram Kopcak, pai de um de nossos alunos que gentilmente partilhou com todas as turmas da Educação Infantil e Fundamental I um pouco da cultura ucraniana através da história de sua família. Neste encontro pudemos aprender sobre o significado da pintura dos ovos e num movimento de resgatar tradições, tema do ano para nosso trabalho na escola, propusemo-nos a pintar ovos de cerâmica com nossos alunos.