A Escola do Sítio trabalha com um currículo aberto e plural

A Escola do Sítio trabalha com um currículo aberto e plural. Baseamo-nos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a partir dos estudos e reflexões que essa base nos propicia, o planejamento é traçado.
Cada grupo tem no seu trilhar uma forma diferente de se apropriar do conhecimento e por isso também tem uma forma única de registrar seu caminho. É o que chamamos aqui na escola de Portfolio.

Portfólio é para nós um fragmento, uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelos alunos individualmente e no coletivo ao longo de um determinado tempo de forma a propiciar um registro do processo ou do resultado final desse processo de aprendizagem. Desde a sua escolha, planejamento à execução, o Portfólio reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, de cada projeto, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do ano. Permite desta forma uma verdadeira avaliação contínua.
Inspirados no livro “O diário de uma minhoca” de Doreen Cronin, a turma do Jardim II trabalhou durante o semestre com o calendário e noções temporais. A construção de um diário contribuiu de forma significativa e lúdica para que a turma compreendesse o “tempo” e relacionasse experiências vivenciadas e o encantamento com o mundo letrado, sempre com registros criativos.
Registar momentos em um diário é colecionar memórias ao longo do tempo.

Coordenadora Pedagógica Lucy Ramos
Professoras Jéssica Oliveira e Carla Pitarello