De tudo fica um pouco: dos resíduos à potência de nossas ações

No início de 2020, a disciplina de Projeto de Pesquisa pautou seu planejamento a partir do tema do ano da Escola do Sítio: “De tudo fica um pouco: dos resíduos à potência de nossas ações”.

Os alunos do 8º ano tiveram a ideia de trabalhar com os idosos, a intenção era a produção de um documentário que resgatasse as narrativas de vida de pessoas que vivem em espaços de acolhimento. Infelizmente, com a chegada da pandemia de coronavírus, isso se tornou inviável, já que pretendíamos fazer visitas para conhecer esses idosos e fazer uma troca de histórias e depoimentos.

Assim, a partir de reflexões nas aulas de Projeto de Pesquisa e TMA, após pesquisar um pouco sobre as instituições que acolhem idosos em Campinas, resolvemos pensar em algo que pudesse ser realizado, ainda que à distância.

Surgiu, então, a ideia de produzir e trocar vídeos com os moradores do Recanto Vovô Antônio. Entramos em contato com o espaço e a iniciativa foi muito bem recebida. Com isso, os alunos pensaram que seria possível, além da interação com as produções visuais, também criar uma campanha de arrecadação para ajudar o espaço.

Desse modo, passamos a elaborar o material de divulgação: um vídeo produzido pelos alunos, além de cartazes para serem veiculados nas mídias sociais, nos quais o projeto é explicado, trazendo informações sobre datas, espécie de donativos e local para entrega.

Temos certeza que essa ação é bastante importante para desenvolver nos nossos alunos não só a consciência da necessidade de colaborar com o próximo, mas também a autonomia para realizar um projeto que eles consideram bastante importante nesses tempos de distanciamento social.

O que pode ser doado:
– Produtos de higiene (álcool gel, creme para a pele, sabonetes)
– Produtos de limpeza (álcool 70 e água sanitária)
– Alimentos (enlatados: ervilha, milho, atum, leite em pó)
Período de doação:
– De 14 de setembro a 16 de outubro de 2020.
Local de doação:
– Escola do Sítio às terças e quintas feiras das 9h00 às 17h00.

Professores responsáveis:
Sônia Santos (Projeto de Pesquisa)
Rodrigo Ruschel (TMA – Tecnologia e Meio Ambiente)

Coordenadora pedagógica:
Daniele Megid