1ª ASSEMBLEIA GERAL DA ESCOLA DO SÍTIO

Na última sexta-feira (26/04/2024), vivemos nossa 1ª Assembleia Geral. Ela fechou um ciclo de assembleias de turma e se mostrou como mais uma importante ferramenta de diálogo e ação que a Escola do Sítio está construindo junto a suas alunas e seus alunos.

Para se preparar para esse momento, cada turma resgatou apontamentos surgidos nas assembleias de grupo ocorridas ao longo do mês de abril e definiram quais eram os temas que transcendiam aquele contexto em específico e que gostariam de partilhar com o coletivo mais amplo da escola. Para tanto, escolheram também dois alunos(as) representantes, que se encarregaram de levar à Assembleia Geral os apontamentos de seu grupo.

Representantes do 1º ao 9º ano se reuniram com coordenação e direção, comentaram suas felicitações, críticas e sugestões – brincadeiras e interações no intervalo, usos de espaços coletivos, gentileza de colegas e da equipe, desejo de banhos de mangueira e novos livros… as mais variadas frentes foram captadas por olhares atentos de crianças e adolescentes que têm muito a dizer. Após escuta dos apontamentos trazidos por cada turma, definiu-se, entre representantes, que os temas de cada frente a serem levados adiante, em forma de divulgação e ação para toda a escola, seriam:

• Crítica: cuidados e usos dos banheiros
  • Felicitação: projeto Assembleia
  • Sugestão: revitalização do acervo de literatura infanto-juvenil

Hoje, representantes se reuniram para definir estratégias de como divulgar entre demais colegas o que foi discutido na Assembleia Geral e começaram a atuar para que a crítica e a sugestão definida na pauta geral desdobre em prática. Essa experiência inicial de construção de um espaço organizado e propositivo de diálogo já começa a trazer novos movimentos à escola e a mostrar que política é ação cotidiana que se vive desde cedo e em todos os coletivos dos quais fazemos parte.