A escola é pensada para acolher no máximo 300 crianças e jovens, do Maternal, Educação Infantil ao Ensino Fundamental de nove anos, com opção para o período integral.
As salas têm em média vinte alunos que convivem em um espaço coletivo, onde as trocas entre faixas etárias são rotineiras.
Seu tamanho permite um olhar individualizado para as capacidades, talentos e necessidades de cada aluno, inclusive para os que necessitam de cuidados especiais, o que enriquece o ambiente de aprendizagem, concretizando olhares diferentes para a realidade e a aceitação de soluções alternativas.
A educação na diferença é um dos pilares da escola, favorecendo a criatividade e a criticidade.
5 tópicos que explicam como nossa metodologia é trabalhada:
a metodologia enfatiza a importância do trabalho em grupo e da colaboração entre alunos.
em vez de apenas memorizar fatos e conceitos, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos em projetos práticos.
a metodologia valoriza o processo de aprendizagem em si, em vez de apenas o resultado final. Os alunos são encorajados a refletir sobre como estão aprendendo e a fazer ajustes para melhorar seu desempenho.
a metodologia valoriza a diversidade de recursos e experiências que os alunos podem trazer para a sala de aula. Os professores são incentivados a usar uma variedade de recursos, incluindo tecnologia, materiais impressos e experiências do mundo real.
a metodologia enfatiza a importância de envolver os alunos ativamente em seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos são encorajados a fazer perguntas, levantar hipóteses e explorar suas próprias ideias, em vez de apenas receber informações passivamente.
Muito além da mudança de nomenclatura, os ciclos de formação, implementados em 1998, são uma nova forma de organização do trabalho educativo, uma nova organização do “tempo escolar” ou do “tempo de aprendizagem”.
Ele concede mais tempo para o aprendizado, define o que se deseja construir, viabiliza soluções e amplia as situações de aprendizagem e avaliação, uma vez que promove objetivos comuns e a interação de alunos dos diferentes anos.
A Escola do Sítio optou por reunir seu alunado em 4 ciclos. Cada um deles, composto por três faixas etárias.
Ciclo da Educação Infantil:
Além da troca cotidiana entre as diferentes salas, promovemos “Semanas Culturais” ao longo do ano letivo, que propiciam a interação direta dos alunos de cada ciclo em torno da elaboração e execução de projetos de estudo das mais variadas áreas do conhecimento. São oportunidades únicas que permitem a socialização de informações, aprendizagens e socialização entre alunos e professores.
Preencha os campos abaixo com os seus dados e aguarde o retorno da nossa equipe pelo e-mail ou telefone.