Explorando os quatro contos do
mundo num tapete voador.
vez em seu tapete mágico voador e está pronta para explorar os quatro cantos do
mundo!
o objeto disparador escolhido para a turma, um tapete, o caminho sugerido foi a
ludicidade e a vontade em desvendar mistérios, conhecer lugares, fazer viagens.
meses.
as “Cavernas de Mogao na China”, conhecidas também como “Gruta
dos Mil Budas”, recebemos a visita de Myriam Wonsik, professora do jardim
II da Escola do Sítio, que gentilmente nos contou uma história fazendo a
apresentação de Buda e sua simbologia.
planetas” ao redor do Sol. Andamos de nave espacial e nos deparamos com a
colisão de um meteoro na Terra, em nossa visita ao Planetário. Pudemos também
brincar de astronauta pisando na lua com botas de plástico bolha em uma
deliciosa e divertida pintura!
de algumas famílias da turma que contribuirão com novas experiências e nos
apresentarão lugares a partir de seus olhares e conhecimentos utilizando
diferentes linguagens.
Professoras Mariana Valois e Thelma A. M.
Gavioli
Coordenação Lucy Ramos
Mais uma viagem da turma do 1º ano a bordo do
“tapete voador”
A bordo
de um “tapete mágico voador” a turma do 1° ano fez uma incrível
viagem ao Camping.
Aproveitando
as experiências de acampar da família de Ana (aluna do 1° ano), seus pais
Juliana e Gustavo e os irmãos Marcelo e Guilherme proporcionaram para a turma
uma vivência fantástica com direito a montar barraca, explorar o espaço,
brincar de acampamento e até estourar pipoca em um mini fogão com botijão de
gás de verdade!
Abaixo
segue o TEXTO COLETIVO elaborado pelas crianças e redigido pelas professoras
após esta manhã deliciosa.
Agradecemos
a presença desta família pela contribuição ao nosso projeto.
TEXTOCOLETIVO (Elaborado
pelos alunos do 1° ano, tendo a professora como escriba)
UMA
MANHÃ NO CAMPING
A TURMA DO
1° ANO FOI FAZER UM ACAMPAMENTO.
NOSSA
VIAGEM FOI PARA O CAMPING. QUEM NOS LEVOUFOI A JULIANA E O GUSTAVO, PAIS
DA ANA.
CHEGANDO
LÁ, DESCARREGAMOS O CARRO. TIRAMOS:
•CADEIRAS DE PRAIA
•TRAVESSEIROS INFLÁVEIS
•COLCHÃO INFLÁVEL
•MOCHILA DA BARRACA
•SACO DE DORMIR
•MINI GÁS
•PANELA
•MILHO DE PIPOCA
•LANTERNAS
•MINI FOGÃO
•MESINHAS
•BANCOS
•POTES DE PIPOCA
•GARRAFAS COM ÁGUA
•ISOPOR COM GELO
•COPOS
CHEGOU A
HORA DE MONTAR A BARRACA, QUE FICOU BEM GRANDE.
TINHA ATÉ
2 QUARTOS! COUBE TODO MUNDO.
TINHA UMA
LUZ QUE SE CHAMA LAMPIÃO QUE PENDURA NO TETO DA BARRACA.
TODOS
AJUDARAM A MONTAR A BARRACA, ENFIAR OS “CANINHOS”, ENCHER O COLCHÃO E ENCHER OS
TRAVESSEIROS.
TIRAMOS
VÁRIAS FOTOS.
A JU FOI
QUEM ESTOUROU AS PIPOCAS. TODO MUNDO ADOROU!
DESCOBRIMOS
QUE NA BARRACA NÃO ENTRA CHUVA, APRENDEMOS COMO MONTAR UMA BARRACA E TAMBÉM QUE
É PRECISO LEVAR TODAS AS COISAS DE UMA SÓ VEZ PORQUE NÃO TEM LOJAS POR PERTO.
ACAMPAR
DEVE SER MUITO LEGAL!
Professoras:
Mariana Valois Muffato e Thelma A. Gavioli
Coord. Pedagógica:
Lucy Ramos
“O 1° ANO EM: “O SUMIÇO DO
TAPETE MÁGICO!”
Professoras:
Mariana Valois Muffato e Thelma A. Gavioli
Coord.
Pedagógica: Lucy Ramos
Todos
aproveitaram bem as férias no mês de julho e ao retornarem à Escola uma grande
surpresa: o Tapete Mágico (objeto disparador) da turma havia desaparecido.
Começou
a procura e algumas hipóteses de busca foram surgindo:
–
Vamos perguntar nas outras salas de aula, quem sabe está lá por engano!
–
Podemos procurar pela escola!
–
Que tal cartazes de “procura-se”? Sempre
tem alguns espalhados nas ruas com fotos de cachorros desaparecidos.
–
Se subirmos nas árvores altas da escola, podemos ver se ele está voando por aí!
–
Enviar uma carta para o “Reino Perdido do Beleléu” seria uma boa ideia, não
acham?
–
É preciso avisar o “Bolotinha” (verdadeiro dono do tapete). Podemos perguntar
ser o tapete está com ele!
–
Tem uma amiga da turma que mudou de escola agora no meio do ano, será que o
tapete está na casa dela?
Os
dias foram se passando, a busca se tornando mais constante e a angústia também.
As alternativas de busca foram sendo realizadas e a tristeza começou a pairar
nas crianças da turma e em outros alunos da escola que junto de nós se
comoveram com o sumiço do tapete e tentaram de alguma maneira nos ajudar. Duas
meninas da sala do 2° ano se disponibilizaram a fazer uma “vaquinha” entre as
amigas para tentar comprar um novo tapete para nós. Mas, apesar do grande
carinho, não seria a mesma coisa. Precisávamos do nosso tapete! Nosso tapete
mágico, companheiro, amigo, aventureiro, que nos acompanhou tão intensamente
durante o 1° semestre.
Eis
que surge a primeira pista. Tomamos coragem e escrevemos uma carta informando
ao dono do Tapete Mágico seu desaparecimento e para nossa surpresa, descobrimos
que o mesmo voou até a China para passar as férias ao lado de seu dono, já que
a escola estava tão quieta e desanimada durante esses dias. Mas ao retornar
houve um imprevisto, pois já não estava mais com tanta energia para vir voando
e precisou ser despachado em um pacote através da companhia náutica da China
responsável por envios e entregas de cargas e a única coisa que o dono do
tapete sabia é que ainda não havia sido entregue.
Do
sentimento de alegria ao descobrir uma pista a turma foi diretamente para a
tristeza, pensando que o tapete pudesse estar perdido, sozinho, com frio,
abandonado. Um dos alunos sugeriu que fizéssemos uma meditação com o mantra
budista que aprendemos com a profa Myriam Wonsik da turma do jardim II da nossa
escola e assim fizemos e ao som do “om
manipadmehum”
emanamos energia e pensamentos para que o tapete encontrasse o caminho de
volta e estivesse bem.
Dois
dias depois uma maravilhosa notícia: O Tapete Mágico foi entregue na casa de
uma das alunas da turma!!!!! Parece inacreditável, mas para tudo nessa vida tem
uma explicação: a companhia náutica veio entregar a embalagem na escola por
três dias seguidos e não encontrou ninguém (provavelmente estávamos em férias
ainda), então o entregador dirigiu-se a sala do 1° ano (endereço e nome do
destinatário escritos no pacote) e como a porta estava aberta, entrou. Achou um
caderninho de endereços e telefones da turma, abriu em uma página, copiou o
endereço e tentou realizar a entrega neste local. Porém, sempre ia de manhã
neste novo endereço e encontrava a casa vazia, até que um dia, prestes a
devolver a embalagem ao remetente, arriscou em deixar o pacote num cantinho da
casa. Foi quando a mãe da aluna que estava no banho enquanto a campainha
tocava, o encontrou e entregou para ela ao retornar da escola. Nossa amiga
abriu o pacote, deu um jeito de avisar a professora que havia encontrado o
tapete e no dia seguinte levou-o para a escola. FOI UMA ALEGRIA SEM FIM!!!
Escrevemos
cartas informando o aparecimento do tapete para todos os envolvidos na busca,
fizemos cartazes e também uma passeata pela escola com um jingle inventado pela
turma muito animado e além da animação, muito barulho. A situação merecia
tamanha comemoração!
Viva,
o tapete voltou!
Mas…
descobrimos também que durante as férias ele visitou 4 lugares diferentes e que
teremos um grande mistério pela frente para desvendarmos. Mas para uma turma
curiosa como a nossa, isso não será um problema! Vamos lá?
Em
breve postamos como essa aventura continuou!