Terceiro ano simula uma Eleição

Terceiro ano simula uma Eleição

ELEIÇÕES NO SÍTIO

Neste
semestre, os alunos do 3º Ano, desenvolveram estudos sobre bairro/cidade.
Tiveram a oportunidade de explorar e compreender a composição de um bairro e a
formação de cidades.

Para que uma cidade “funcione” é
preciso ter uma organização. Vimos que a prefeitura é responsável pelo
planejamento e administração deste espaço.

Nos últimos dois meses, pessoas de
todas as idades acompanharam a movimentação de candidatos pleiteando cargos de
prefeito e vereadores. Aproveitando a momento das eleições municipais, a turma
resolveu promover na escola, uma semana eleitoral, envolvendo os alunos de 1º
ao 5º.

Que tal organizar uma eleição para
escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola?

Fizemos de conta que a escola é uma
cidade, a “CIDADE DO SÍTIO”.

Os alunos se organizaram e
dividiram-se em 3 partidos:

PB – Partido do Balanço

PF – Partido Flamboyant

PJ – Partido dos Jogos.

Cada partido escolheu seu
representante, o candidato a prefeito.

Posteriormente, cada partido foi
desafiado a pensar e elaborar cartazes com propostas pensando na melhoria da cidade
e elaborar o discurso da campanha.

Embora
o trabalho tivesse objetivos concretos, tudo foi como uma grande brincadeira,
por este motivo, os partidos tiveram a liberdade de escolher propostas de
acordo com seus desejos, criatividade e fantasia.

Hora da propaganda!!! Cada partido
pode se apresentar e divulgar suas propostas e o jingle da campanha para as
demais salas.

A ansiedade tomou conta dos candidatos
e dos partidos, até que…chegou o dia da eleição.

Os alunos puderam compreender na
prática, como é organizada uma sala para a votação: FILA ORGANIZADA, MESÁRIOS,
LISTAGEM DE ELEITORES, URNA, PRIVACIDADE.

Depois de uma manhã de expectativas,
apuração dos votos!!!

OBJETIVOS
DO TRABALHO:

Proporcionar aos alunos situações em
que possam pensar, questionar, criticar e expor opiniões;

·
Adquirir noções de cidadania, participação social e
política;

·
compreender a cidadania no que se refere aos
direitos e obrigações;

·
compreender características fundamentais de uma
eleição,

·
observar de forma crítica as promessas dos
candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;

·
conhecer o significado do voto consciente;

·
construir os conceitos de democracia, voto e eleição.

·
contribuir na formação de cidadãos conscientes de
suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;

·
identificar
candidatos, partidos políticos e siglas.

·
estimular o exercício de cidadania quanto à
realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes
transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade.



Alessandra Landucci

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