TITLE

DESCRIPTION

Semana Cultural – 1º Semestre

Semana Cultural 2013

“Tecendo Conhecimentos,
percursos e registros”

Considerando o tema do ano, nessa Semana
Cultural, nos propusemos a TECER conhecimentos explorando várias linguagens,
diversificados materiais promovendo assim uma intensa experiência baseada nas
relações que se estabelecem no ambiente escolar em seu dialogo com o saber.

Educação Infantil

Fios que Unem

A proposta
de trabalho da Educação Infantil dentro do tema “Tecendo Conhecimentos,
Percursos e Registros” foi de pensar junto aos alunos, os primeiros fios que
nos unem, a família e a Escola.

Tecer,
criar e inventar. Fazendo parte do sonhar.

A partir
da história “A árvore e a aranha” de Rubens Alves, os alunos puderam explorar
diferentes materiais num tecer de conhecimentos e relações. Através da
dramatização e vivências, puderam dar vida e movimento, saindo da história para
a experimentação criando um novo sentido para a história. Teceram labirintos,
teias, criaram e recriaram a aranha e junto às famílias puderam entrelaçaram os
fios que as unem à Escola.

Ciclo I

Tecendo e Destecendo, construindo as relações.

O Ciclo I
começou a Semana Cultural com a proposta de trabalhar dentro do tema “Tecendo
Conhecimentos, Percursos e Registros” apresentando aos alunos a história “NÓS”
de Eva Furnari.

Levando em
conta o que vivenciamos em grupo e nas relações familiares, aprendemos a nos
socializar, é no ambiente escolar que ampliamos nossa teia de relações.

Através
das tramas da amizade criamos laços que nos possibilitam desatar nossos
próprios NÓS. Foi assim que os alunos do Ciclo I puderam atar e desatar os Nós
nas relações que se estabelecem na Escola.

Ciclo II

Teias de Escolhas, as motivações
que nos unem

Ampliando o sentido de tecer, considerando as redes de conhecimento e as
possibilidades de trabalho, tecemos palavras e rimas,

construímos com linhas e lãs os objetos do nosso cotidiano,

brincamos com formas, montamos personagens.

Os pais também tiveram sua vez no sábado quando puderam junto a seus
filhos alinhavar algumas ideias.

Ciclo III

Tecer o conhecimentos, possibilidades
e escolhas

Percorrer uma estrada e nela encontrar imagens,
ideias, pessoas. Deixar-se transformar a cada passo. Um caminho, muitas
possibilidades.

Motivar, conhecer, registrar.
Tecer o conhecimento dentro de inúmeras possibilidades e escolhas.

Trazer à memória e deixar
marcas. Registros formais e informais. Registros objetivos e subjetivos.

O trabalho
começou pela apresentação das tramas de Arthur Bispo do Rosário e

José Leonilson Bezerra Dias que
conseguiram, com suas experiências e

vivências inusitadas,

deixar uma marca criativa nas artes
plásticas.

O grupo de alunos do Ciclo III
foi convidado a registrar, de forma criativa, os momentos experimentados
durante a semana, utilizando papéis e barbante tendo como inspiração esses dois
artistas plásticos.

Textos autobiográficos que se
cruzam, histórias de vidas entrelaçadas. Experiências de aprendizagem.

A viagem
ao Sítio “Duas Cachoeiras”, o trabalho com a lã, desde a ovelha até o tear.

Percorremos essa estrada ao longo dessa semana,
para cada olhar uma nova linha que foi incluída nessa imensa trama de
conhecimentos.

Formação Complementar – Turma da Recreação

Experimentar, Tecer e Brincar

A Turma da Recreação (atividade
complementar que acontece a tarde) também explorou o Tema ao longo da semana
através de experimentações com diferenciados tipos de materiais: tecidos,
fitas, botões, linhas entre outros e alinhavou ideias e criações de cada uma das
crianças.

Ainda contamos com a
participação de uma avó no sábado cultural

Para complementar as
atividades oferecidas aos nossos convidados contamos com a participação da avó
de um aluno, que gentilmente se dispôs a nos ensinar a fazer um artesanato
especial chamado “Olho de Deus”, feito a
mãos com fios coloridos, que proporcionam o equilíbrio, a reflexão, a
meditação e serenidade. Com muita
paciência e suas orientações, aos poucos, os fios e gravetos se transformaram
em lindos e coloridos símbolos e imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *