O
coletivo de teatro faz seu primeiro exercício cênico no final do semestre
Com muita empolgação
o “Grupo de Teatro” de nossa escola, formado por alunos do Fundamental II e
coordenado pelos professores Aline Nunes e Pedro Sollero, realizou seu primeiro
exercício cênico diante de um público na noite do dia 27 de junho.
Esse trabalho coletivo foi muito intenso e desenvolveu ao longo de todo
o semestre, durante o qual os alunos foram desafiados a se envolver em um
estudo cênico a respeito dos substantivos abstratos. Palavras que dão nome a
coisas que só existem por meio de nós, ao passar pelo nosso corpo. Começaram o
estudo conceitual e ideológico de cinco palavras: PREGUIÇA, RAIVA, AMOR, BELEZA
e CONFLITO, todas escolhidas pelos próprios adolescentes partindo de suas
necessidades de falar sobre esses temas.
Além de iniciar o trabalho com figurino, adereços e maquiagem que foram
desenvolvidos a partir do material de cena o grupo também pode explorar a
importância da organização dos sons em função das cenas estabelecendo um
diálogo entre eles e o que queriam dizer, provocar ou comunicar.
No dia da
apresentação…
Momentos especiais!
Arrumar tudo, fazer a maquiagem, arrumar o som, a luz e passar pela
última vez o exercício cênico além de vivenciar a expectativa da apresentação.
Todos estavam muito empolgados e ao mesmo tempo ansiosos, pois teriam
seu primeiro contato com o público.
A
apresentação foi um sucesso!
Muita emoção ao ver nossos alunos falando sobre sentimentos, percepções
de mundo e de si mesmos de maneira tão expressiva. A abordagem dos temas foi
bastante adequada e profunda e, com certeza, o segundo semestre trará novos
elementos para esse trabalho tão significativo.
A Linguagem
Teatral na Formação Complementar
Estamos
brincando com a inter-relação das linguagens artísticas com o 3º, 4º e 5º anos
na Formação Complementar/ teatro. No primeiro semestre, motivados pelo pouco
apego dos educando às linguagens realistas, exploramos uma narrativa de
sonhos… Naturalmente o desenrolar
dessa brincadeira imagética foi brincar com o Surrealismo de Dali, que lhes foi
apresentado, e a outras formas artísticas surrealistas. Foi então que eles
conheceram a garota com olhos de caleidoscópio que brinca no céu com os
diamantes, além dos táxis de jornal e flores de celofane…
Nosso trabalho
está na reta final este ano e o tecido feito com a música, as artes visuais e o
teatro levou Salvador Dali a encontrar “Lucy
in the Sky whith diamonds”, o resultado disso tudo são meninos e
meninas se libertando dos clichês televisivos e mergulhando nas suas próprias
imaginações!
Professora
Aline Nunes
Coordenação
Lucy Ramos
Uma voz de Gigante surgiu nas aulas de Teatro
Formação
Complementar Ciclo I- 1º e 2º ano
Nas tardes de segunda-feira aqui na Escola, os alunos do ciclo I se
depararam com um Gigante grande, poderoso, assustador e com voz forte!
Nos encontros das
aulas de teatro, os alunos iniciaram estudos das narrativas teatrais.
Explorando as
possibilidades da voz, da fala natural e da microfonada, nosso pano de fundo
foi a história de um gigante chamado Gigant
que era muito grande, muito feio, porque
era também muito triste. Durante a trajetória de nosso herói descobrimos que a
medida que Gigant vai aprendendo a
ser mais feliz e controlar seus impulsos de “Gigante” ele vai fazendo
amigos e com isso vai diminuindo, ficando cada vez menor e mais bonito…
E no fim…
Bem, no fim Gigant, mostra ao mundo que é só um
menino de 8 anos aprendendo a ser feliz.
A criação da
história foi feita coletivamente nos encontros das aulas de teatro e a estamos
reinventando, recontando com a voz e com o corpo.
As aulas de teatro
na Escola do Sítio oferecidas na Formação Complementar, é a possibilidade de
criação da arte coletiva, que faz com que a criança aprenda, trabalhe e crie
com o outro. Agrega uma experiência de vida
muito importante e trabalha além da concentração, a observação, a percepção e a
sensibilidade.