O objeto disparador na Escola do
Sítio
A
Escola do Sítio, por ser uma Escola que trabalha com um currículo aberto e
plural, optou há alguns anos, por receber os alunos das séries iniciais do
ensino fundamental, com um “objeto re-significado”. É o que chamamos aqui na
Escola de Objeto Disparador.
O
objeto Disparador é o ponto de
partida para um caminho a ser trilhado no qual abrem-se portas, possibilidades num movimento de
descobertas intuitivas. A rede de ideias iniciais que se forma é fruto de
reflexões pessoais e do grupo a partir das provocações que o objeto deflagra.
Elencam-se assim caminhos, temas, eixos, ideias que permearão o trabalho ao
longo do ano.
As
reflexões que seguirão, irão definir a história que esse grupo irá escrever ao
longo do ano. Uma história coletiva escrita a partir das relações/reflexões do
professor-educador e de cada um do grupo.
Coordenadora Pedagógica Educação
Infantil e Fundamental I
O Objeto Disparador do 3º ano
OBJETO DISPARADOR: Uma dezena de pistas e a surpresa da descoberta
Depois
da grande expectativa da volta às aulas e da vontade de rever os amigos, as
crianças ficam ansiosas para descobrir qual é o objeto disparador escolhido
para a turma.
Não foi
diferente para o 3º ano! No início desta semana, os alunos se empenharam para
desvendar esse mistério. Saíram pela escola à procura das pistas que ajudariam
nessa deliciosa tarefa. Depois, fizeram uma leitura atenta e levantaram muitas
hipóteses.
Foi difícil,
mas conseguiram! É uma marionete!
Em
seguida, puderam conhecer o objeto disparador de uma forma diferente, por meio
de uma apresentação teatral.
Seja bem vindo
3º ano!
Seja
bem vindo, também, novo membro da turma! Ainda não sabemos seu nome e a sua
história de vida, mas logo logo inventaremos…
Profa. Lívia Pinheiro
Profa. Auxiliar Caroline
Objeto Disparador do 1º ano
Um Objeto Disparador vindo de muito longe
China e o ideograma da assinatura do escrevente parecia ser chinês.
vindo de navio.
adivinhar o que era antes da encomenda chegar.
queria dizer?
Também houve um “Caça a encomenda”, o qual revelou aos alunos após
seguirem e descobrirem pistas espalhadas pela escola a identidade do objeto
misterioso. Eis que um TAPETE fará parte da rotina desta turma. As crianças
gostaram do presente e agora é hora de trabalhar e apurar os olhares para o
interesse comum do grupo a partir deste objeto.
caminho escolhido pelas professoras para a apresentação do OBJETO DISPARADOR da
turma. Como um dos desejos deste objeto escolhido é despertar nas crianças o
conflito entre o real e imaginário, achamos que cartas misteriosas seriam um
bom começo!
Professoras Mariana e Thelma
Coordenação Lucy Ramos