TITLE

DESCRIPTION

Formação Complementar

Formação Complementar – 2018

 

Atividades para o ano de 2018

 

A Escola do Sítio, complementando o currículo da manhã, oferece uma formação complementar para compor o seu período integral. As atividades apresentadas são planejadas e selecionadas levando-se em conta a proposta pedagógica da escola e seu compromisso com a nossa cultura e o fortalecimento do desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos. Para tanto, além da recreação, trabalhamos o apoio pedagógico no desenvolvimento de conceitos e conteúdos e também em atividades voltadas para melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos.

O intuito é de privilegiar questões ou situações reais e concretas, que sejam contextualizadas e que interessem de fato aos alunos. Tal proposta é possível por intermédio de uma metodologia que propicia ao aluno compreender a situação-problema do cotidiano e o envolva intensamente numa atividade educativa que o transforme em agente ativo e corresponsável pelo seu aprendizado. O conjunto de atividades propostas tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do currículo, agregar valores e culturas e explorar o tempo e o espaço escolar.

 

A organização

 

Diante da proposta, a Escola do Sítio continuará oferecendo no ano letivo de 2018, no período vespertino (tarde), um conjunto de estudos e atividades que compõem uma formação complementar à que ocorre no período da manhã.

Duas linhas de atuação constituem o que denominados de “Formação Complementar”:

  1. Recreação (professoras das turmas)
  2. Linguagens (profissionais diversos)

 

a) Recreação

 

A Recreação na Escola do Sítio pode ser definida como um dos caminhos no processo de ensino aprendizagem, com potencialidades para desenvolver a ética, a inclusão escolar e social. Ela se caracteriza por ser muito alegre e divertida. Numa sequência lógica, parte da temática central desenvolvendo-se em subtemas ações e atividades educativas.

As vivências são trabalhadas na sala de aula, nos ambientes de recreação naturais (horta, lago, playground, etc.) e informatizados, de forma dinâmica, propondo uma aprendizagem significativa, contextualizada e sistematizada. Além de atividades lúdicas, da culinária, do teatro, da música, das artes plásticas, do esporte, da yoga etc., instigam a importância da leitura, da escrita, das informações, das habilidades, das competências e dos conceitos desenvolvidos no período da manhã.

A Escola do Sítio por ser inclusiva, trabalha com perspectiva e não com expectativa. A perspectiva permite vislumbrar um futuro com esperança, correr atrás dos sonhos, trabalhando a solidariedade e a compaixão com sucesso. Enquanto que a expectativa se fundamenta apenas no que já está assegurado devido à abordagem trabalhada.

Pretendemos desenvolver a afetividade e a cognição numa perspectiva ética estética inclusiva. Estimula a percepção visual, tátil, olfativa ou auditiva. Motiva e mobiliza o interior pela emoção, instigando o prazer de aprender a ser e conviver, desenvolvendo sentimentos e internalizando valores. Cria oportunidades para que possam produzir reproduzir, sonhar e criar o novo.

Além das atividades do cotidiano, a escola contará com as linguagens que irão enriquecer ainda mais as atividades da recreação.

b) Linguagens

 

As linguagens, na Escola do Sítio, atuam como apoio ao currículo trabalhado no período da manhã. Procuramos com essa formação, contextualizar ainda mais o currículo e dar significados ao que se aprende por intermédio de atividades que contribuam para a formação de competências gerais e específicas dos nossos alunos.

As linguagens também possuem um projeto pedagógico, não se limitando em desenvolver atividades desconexas, fragmentadas e sem relação concreta com o currículo.

Os professores da manhã e da tarde planejam a Formação Complementar por meio de atividades que complementem o currículo, seja por contextualização ou por temas diretamente ligados a alguma(s) disciplina(s).

Desta maneira, o ensino na Escola do Sítio é realmente integral, pois dá significado e significância ao que se aprende ao estabelecer uma relação entre os conteúdos da manhã com as atividades do período da tarde. Os alunos, assim como no período da manhã, podem atuar como agentes criadores e transformadores e direcionar as atividades por meio de suas questões e inquietações, para que as mesmas despertem o interesse pelo aprendizado e os induzam para construção de novos conhecimentos.

Para que seja possível esta complementaridade entre o currículo formal e a formação complementar, as atividades são organizadas por competências ligadas ao saber, ao saber fazer e ao saber ser, envolvendo assim o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Ao mobilizar esse conjunto de competências o aluno passa a construir seu aprendizado.

Os professores do período da manhã podem sugerir temas, pesquisas que contextualizem o que se trabalhou em suas aulas, para serem trabalhados nas atividades do Estudo Complementar.  Evidentemente que essas atividades devem ser um enriquecimento ao conteúdo, pois a aquisição do aprendizado deverá ocorrer nas situações cotidianas do currículo trabalhado no período da manhã. Assim o estudo complementar atua como um agregado ao currículo e ela não será o único meio em que se aprendem determinados conteúdos, mas sim um apoio.

Descrição das linguagens de 2018

 

Ballet e dança

 

O projeto das aulas de dança clássica e contemporânea às crianças de Educação Infantil foi pensado para proporcionar o despertar da consciência e expressão corporal.

Tem como objetivo apresentar e desenvolver, através de aulas lúdicas grupais, uma vivência em dança clássica e contemporânea que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artística por meio de processos referenciados aos estudos das técnicas de Klauss Vianna, Rudolf Von Laban. Também serão trabalhados os processos de criação em dança, com improvisações, composição coreográfica e execução de sequências coreográficas.

A ideia é proporcionar aos alunos, vocabulário de movimentos; ampliação das referências espaciais e temporais; desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, a fim de que estes percebam a dança como instrumento de compreensão corporal/pessoal e de comunicação.

Para quem: alunos da Educação Infantil (Maternal B, Jardim I e II)

Teatro

 

O Teatro é uma manifestação cultural das mais antigas. A representatividade inerente a esta arte é de grande valia para as relações humanas em geral, uma vez que o teatro desenvolve a nossa capacidade de ser e estar. Ele proporciona uma interação humana entre aqueles que desenvolvem esta arte. Oportuniza a inclusão e o desenvolvimento da criatividade no sentido de expressão. Na Escola, a atividade teatral possibilita uma interdisciplinaridade, podendo ser veículo facilitador de Interação entre as disciplinas curriculares.

Tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa dos alunos aprimorando suas formas de expressão e de interação entre seus pares. Bem como a aprendizagem de técnicas de criação, atuação e interpretação teatral.

A metodologia usada será pautada em diversas ferramentas como a Instrumentalização Artística: Jogos cênicos teatrais como: “Campo de visão”; “Obra e artista”; “Dança dos Ventos”; “Lançamentos de objetos imaginários”; “A mimese de animais”; etc. Processo de Criação: Jogos criativos: (dinâmicas englobando as temáticas selecionadas que desembocam em pré-cenas). Confecção de figurinos com materiais recicláveis contemplando as necessidades do processo criativo. Confecção de cenários também com materiais recicláveis (arte poveira). Repetição e fechamento das cenas, lapidação dos gestos. Apresentação de um exercício cênico teatral na Escola.

Para quem: alunos do Fundamental I (3º ao 5º ano)

                      alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano)

                      

Capoeira

 

 

As aulas de capoeira na Escola do Sítio têm como objetivo explorar a cultura da capoeira no sentido mais amplo como os estilos Angola e Regional (golpes, defesas, sequências), movimentos característicos do Grupo Cordão de Ouro, acrobacias, história dos instrumentos e mestres tradicionais, contribuindo principalmente para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos motor, cognitivo e social através dos movimentos corporais, musicalidade, cooperação e integração nas atividades propostas.

O Grupo Cordão de Ouro surgiu em 1967, no estado de São Paulo, com os Mestres Suassuna e Brasília. Hoje, possui filiais em todo Brasil e Exterior contribuindo para a expansão da Cultura Brasileira através de seus professores, contra mestres e mestres formados.

Para quem: alunos da Educação Infantil (Jardim I e II)

                      alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano)

Percussão

 

 

Nas aulas de Percussão continuaremos os trabalhos com jogos e brincadeiras que envolvem ritmo e musicalidade, para estimular a percepção de tempo e pulsação, essenciais para a prática musical. Brincaremos com percussão corporal e músicas do universo infantil.

Continuaremos também com o desenvolvimento da concentração e coordenação motora, necessárias para manter uma pulsação e conseguir usar outros sentidos ao mesmo tempo, tocando e cantando simultaneamente. Acreditamos que esse trabalho enriquece a formação das crianças por ampliarem o contato com outras formas de percepções e sentidos e de como usa-los na prática, artisticamente de forma lúdica e não competitiva.

Nesse ano pretendemos também incrementar nossa Oficina de Percussão com a construção de alguns instrumentos, visando a promoção da consciência ecológica, de reciclagem, de valorização dos materiais utilizados e despertando a curiosidade das crianças, sua imaginação e criatividade, o que contribui também para o entendimento de questões elementares referentes à produção do som e às suas qualidades.

Para quem: alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano)

Sustentabilidade

 

 

Através de estratégias que possibilitem o debate sobre as ações que tratam dos diversos temas de sustentabilidade, essa oficina tem como objetivo acessar o discurso e analisar as práticas que o coletivo propõe.  Serão abordados assuntos como consumo consciente, produção de alimentos, biodiversidade, uso da água, sistemas florestais, ecotecnologias, comunidades e outras questões que poderão dialogar com as temáticas.  Trabalharemos procurando promover o desenvolvimento e conscientização das crianças em sua percepção sobre a relação direta entre suas atitudes cotidianas e as consequências imediatas para eles mesmos, o ambiente e a sociedade.

Para quem: alunos da Fundamental I (3º ao 5º ano)

Culinária

 

 

A ideia de trabalhar com crianças um projeto de culinária é por acreditar que entre tigelas e colheres de pau, os pequenos podem aprender uma porção de coisas importantes. Dentre elas, podemos destacar: a transformação dos alimentos que sofrem ação do frio e do calor; o conhecimento, o manejo e a descoberta para que servem os tipos de utensílios utilizados na cozinha; o conhecimento dos objetos de medidas; a leitura e interpretação de receitas.

Para os que ainda não sabem ler, faremos uso de decifrações de ilustrações coloridas que representam os ingredientes da receita trabalhada.

Outro aspecto interessante, além dos conceitos citados, será a exploração a cerca do conhecimento de tradições e pratos típicos de outros estados e países, a interação com os colegas, o trabalho em grupo a cooperação, e a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, de maneira prática com a abertura para experimentações de sabores e saberes.

E para terminar a hora da degustação… Hum… Será que ficou bom?

Para quem: alunos da Educação Infantil (Maternal A e B,  Jardim I e II)

                      alunos do Fundamental I (1º e 2º ano)

Atividade esportiva

 

 

Esse projeto, na Formação Complementar, visa propiciar aos alunos interessados, uma vivência mais aprofundada nas modalidades esportivas selecionadas. Exercícios de treinamento nas habilidades específicas dessas modalidades são aplicados no intuito de desenvolver técnicas de aprimoramento de movimentos e jogos em equipe.

Para quem: alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano)

                

Yoga

 

 

As aulas de Yoga na Escola do Sítio tem como objetivo estimular a psicomotricidade, a consciência corporal, equilíbrio e flexibilidade nas crianças além da concentração mental, a noção de expansão e contração das energias do corpo e das emoções, o estímulo e o contato de cada criança com o próprio corpo, a respiração e também o relaxamento.

As aulas são estruturadas a partir de histórias com diversos personagens que têm um repertório de movimentos fundamentados em àsanas (posturas corporais), pranayamas (exercícios respiratórios) e relaxamento, objetivando a contribuição para uma melhor qualidade de vida das crianças e dos professores.

Para quem: alunos da educação infantil (Maternal A e B, Jardim I e II)

                      professores da escola

Arte humanística

 

A oficina visa despertar a sensibilidade do aluno para o altruísmo e a felicidade enquanto um ser criativo. Dessa forma, explorar as técnicas do ofício, o compartilhamento de materiais e os trabalhos em grupo tornam-se ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Baseado nas aspirações do educador japonês Tsunesaburo Makiguti, as oficinas têm por finalidade o aluno feliz, capaz de sentir, respeitar e criar. Atividades como origami, pintura, escultura e conteúdo pertinente da grade anual, são alguns dos meios das práticas desses preceitos universais.

Para quem: alunos do Fundamental I (3º ao 5º ano)

      alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano)

Produção textual

O projeto Oficina de Escrita buscará oferecer aos adolescentes diferentes oportunidades de expressão com variadas mídias tendo como ponto de partida a utilização de textos (notícias, reportagens e entrevistas escritas), áudio (podcast) e vídeos (vídeo reportagens ou vídeos que complementam notícias).

Criaremos um registro (não definido a priori) através do qual pretendemos apresentar o material produzido pelo grupo ao longo do trabalho que se desenvolverá. Poderemos manter a publicação periódica dos conteúdos produzidos pelos alunos no jornal virtual, e/ou nos debruçarmos em outro tipo de produção. Ao longo da oficina os alunos serão incentivados a exprimir seus próprios interesses, de modo a conhecer melhor a si mesmos e a comunidade da qual fazem parte.

Para quem: alunos do 6º ao 9º ano

Judô

O Judô é uma arte marcial esportiva criada no Japão. Assim, através da teoria e prática dessa modalidade, pretendemos explorar e também conhecer um pouco da cultura japonesa. Técnica de defesa pessoal, para além do desenvolvimento físico, acreditamos que o judô auxilia na concentração e disciplina e que elas transcendem o momento da atividade propriamente dita (o treino), podendo inclusive contribuir para a ampliação da mente. 

Para quem: alunos da educação infantil (Jardim I e II)

                      alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano)

Apoio Pedagógico

 

A Escola do Sítio, buscando alternativas para diversificar o apoio a aprendizagem de alunos com dificuldades na construção e desenvolvimento de habilidades e competências e também para atender a proposta de alguns pais, passará a oferecer GRATUITAMENTE a atividade de Apoio Pedagógico. Esse trabalho será realizado no período da tarde em pequenos grupos de alunos que serão indicados depois de sondagem e avaliação feita pelas professoras e coordenação pedagógica. A proposta de implantação dessa atividade torna-se uma importante alternativa para questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessam de fato aos alunos que se encontram com dificuldades de aprendizado. Propiciará a melhoria no aproveitamento escolar, sejam eles momentâneos ou sistêmicos, pois haverá um momento além do ensino regular para que os alunos possam sanar suas dificuldades. O objetivo do projeto é estabelecer uma prática metodológica voltada para a construção e desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas por intermédio do apoio de uma orientadora.

Para quem:  alunos do 2º ao 5º ano

Organização e Horários

 

1 – Organização

  1. Recreação

A RECREAÇÃO ocorrerá todos os dias para as crianças do Maternal ao 6º ano com a orientação dos professores contratados especificamente para esse fim. Eles participarão concomitantemente das atividades descritas acima e de acordo com a opção da família.

  1. Linguagens

Maternal – Todos os dias (conforme informações detalhadas na tabela a seguir).

Educação Infantil – Todos os dias (conforme informações detalhadas na tabela a seguir).

Ciclos I e II e III – Todos os dias (conforme informações detalhadas na tabela a seguir).

Atividades: Ballet e dança aplicada a consciência e expressão corporal; Teatro; Capoeira; Percussão; Culinária; Yoga; Esportes; Desenho humanístico; Sustentabilidade; Judô; Produção textual e Apoio Pedagógico. 

Captura de Tela 2018-02-01 às 11.12.12Captura de Tela 2018-02-01 às 11.12.28Captura de Tela 2018-02-01 às 11.12.35Captura de Tela 2018-02-01 às 11.12.47Captura de Tela 2018-02-01 às 11.13.07Captura de Tela 2018-02-01 às 11.13.12