Estudo do Meio

A turma do 8º ano participou de um estudo do meio na manhã desta quinta, 23/11, para aprofundar os estudos da disciplina de história sobre o Brasil Monárquico. Acompanharam os alunos os professores Mateus e Ludmila, junto da presença de Valdir Oliveira, pesquisador da história de Campinas e autor do livro “Elesbão: a (in)justiça a serviço da elite”. A obra conta a história de Elesbão, um jovem negro escravizado que foi sentenciado à morte e executado na cidade de Campinas, em 1835.
A turma foi de ônibus circular até o centro e visitou a Praça Bento Quirino, local onde ficava a cadeia da cidade no século XIX. Em seguida, caminharam até o Largo Santa Cruz, anteriormente conhecido como “Largo da Forca”, praça onde o escravizado Elesbão foi enforcado no dia 9 de dezembro de 1835. Os alunos fizeram diversas perguntas ao pesquisador e puderam conhecer mais sobre a história de Campinas e da escravidão brasileira durante o Período Monárquico.