TITLE

DESCRIPTION

4º ano simulando um supermercado

Crianças em
movimento, aprendendo a pensar, contar, estimar, fazer troco, conhecer o valor
monetário das coisas de seu dia-a-dia, este foi o mote do SupermerQuatro, nome mais votado do supermercado criado no 4º ano.

A atividade
começou como uma brincadeira (quem não gosta de brincar de supermercado?), mas
foi sendo apropriada por nós e outras crianças da escola como um desafio, de
fato, de comprar, verificar por estimativa se o dinheiro recebido era
suficiente para as compras, calcular o troco, fazer o cálculo somando os itens,
alguns com casas decimais. Cada grupo que nos visitava recebia uma quantia em
dinheiro proporcional à capacidade de estimar e contar. E eram estimulados
pelos funcionários do supermercado a calcular sua compra para não ter que
deixar algum produto de fora.

E quem disse
que somente os pequenos gostaram da brincadeira? As turmas de 5º e 6º anos
também se divertiram e aproveitaram a oportunidade para pôr em ação suas
habilidades de estimativa e cálculo mental.

Enfim,
colocamos em prática os fundamentos da aprendizagem significativa da
matemática: criar, usar recursos variados para resolver situações-problemas,
registrar as descobertas e socializá-las.

Nossos pequenos comerciantes já
estão desenvolvendo outras ideias que, certamente, farão o mesmo sucesso que o SupermerQuatro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *